“Covid-19: aumento dos casos é motivo de preocupação?” é tema do “Papo Saúde”

22 de novembro de 2022 - 10:02 # # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras Arte gráfica: Deborah Muniz

Diante do aumento registrado de casos positivos de covid-19 no Ceará, o Governo do Estado reforçou a recomendação para o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração. A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia em reunião na última sexta-feira (18).

Apesar de não haver pressão sobre a rede assistencial cearense, o momento é de avaliar continuamente o cenário. Por isso, a população precisa seguir orientações para evitar a transmissão do vírus.

O crescimento no número de casos da doença é motivo de preocupação? A pergunta é o mote do Papo Saúde ESP, live semanal da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O bate-papo será transmitido nesta terça-feira (22), no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara).

A convidada desta edição é Juliana Borges, orientadora da Célula de Vigilância Epidemiológica (Cevep) da Sesa. A mediação é da gerente de Extensão em Saúde da Escola, Luciana Rocha.

Monitoramento

A governadora Izolda Cela informou que o Comitê voltará a se reunir semanalmente. Os decretos, com resoluções a partir de análise da situação epidemiológica, serão quinzenais.

“A Secretaria da Saúde tem registrado aumento do número de casos da covid no Estado, embora sem registro do aumento do número de internações e mortes pela doença. Diante do cenário, que exige muita prudência, o Comitê recomenda o uso de máscaras em locais fechados e de aglomeração, como nos transportes coletivos, assim como maior atenção para as pessoas que possuem alguma comorbidade”, publicou a chefe do Executivo nas redes sociais.

A governadora orientou, ainda, a população cearense a completar o esquema vacinal contra a doença, principalmente com as doses de reforço. De acordo com o Vacinômetro, gerido pela Sesa, já foram aplicadas mais de 23,4 milhões de doses no Estado.

Como esforço para conter um novo avanço da covid-19, o Poder Executivo Estadual também solicitou ao Ministério da Saúde mais doses de imunobiológicos.

Diante de sintomas gripais, mesmo sem a comprovação de positividade para o vírus, as autoridades de saúde recomendam o uso de máscara e a testagem em uma unidade de saúde – feita de forma gratuita nos postos municipais.

Serviço

Papo Saúde ESP: Covid-19: aumento dos casos é motivo de preocupação?
Quando: terça-feira, às 19h30
Convidada: Juliana Alencar, orientadora da Célula de Vigilância Epidemiológica (Cevep) da Sesa
Acompanhe no perfil da ESP/CE no Instagram