Em parceria com a ESP, HGF oferece curso de capacitação em determinação de morte encefálica

17 de novembro de 2022 - 16:15 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF Texto: Felipe Martins Arte gráfica: Herbet Nunes


Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, nos próximos dias 21 e 23 de novembro, curso de capacitação para determinação de morte encefálica (ME). O treinamento é uma parceria da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap) da unidade, administrada pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde Ceará), com a Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/CE).

Exigência do Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2017, o curso objetiva aprimorar a execução da prova de morte encefálica. Pelo critérios anteriores à resolução do órgão, o diagnóstico de ME podia ser dado por um profissional neurologista e um médico sem habilitação específica. Após a Resolução CFM nº 2.173/17, a morte encefálica deve ser diagnosticada por dois médicos qualificados com capacitação específica, sendo, obrigatoriamente, um deles intensivista, neurologista, neurocirurgião ou emergencista.

“A ideia de oferecer esse curso no HGF é ampliar no serviço o número de profissionais capacitados para a execução dessa prova tão importante para o cuidado do paciente crítico”, explica a chefe da Neurologia do hospital e ministrante do curso, Fernanda Maia. “O curso será oferecido por neurologistas da nossa unidade, profissionais com larga experiência no diagnóstico de ME”, completa.

Com carga horária total de 8h, a iniciativa será dividida em dois dias. No primeiro, serão ministradas aulas teóricas, incluindo temas como fundamentos éticos e legais e conduta pós-diagnóstico. No segundo dia, os alunos serão divididos em quatro grupos e passarão por estações de aulas práticas com treinamentos de execução da prova de ME em manequim de simulação, neuroimagem, legislação e discussão de casos complexos.

treinamento é gratuito e voltado para médicos profissionais da rede pública ou privada. O único pré-requisito é um ano de experiência com pacientes em coma. As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail cihdotthgf@gmail.com.

O curso de capacitação para determinação de morte encefálica tem apoio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) e do serviço de Neurologia do HGF.

Serviço

Curso de capacitação para determinação de morte encefálica
Quando: 21 e 23 de novembro, das 18h às 22h
Onde: Hospital Geral de Fortaleza (Rua Ávila Goularte, 900 – Papicu, Fortaleza – CE)