Capacete Elmo é premiado no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva em Brasília

14 de novembro de 2022 - 15:30 # # # # # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Arquivo pessoal

Presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva, Ricardo Sidou, recebeu o prêmio representando a equipe

A pesquisa Elmo Registry, desenvolvida pela Gerência de Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP/CE), recebeu o prêmio nacional da categoria Insuficiência Respiratória, durante a cerimônia de encerramento do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), que aconteceu no último sábado (12), em Brasília.

O capacete Elmo foi desenvolvido em tempo recorde e salvou milhares de vidas durante as primeiras ondas da pandemia da covid-19. O estudo, apresentado pela fisioterapeuta integrante da equipe de desenvolvimento do dispositivo, Betina Tomaz, avaliou, até o momento, fichas médicas de 1.570 pacientes internados entre novembro de 2020 e novembro de 2021, em três unidades de saúde de Fortaleza, sendo duas delas da Rede Sesa: Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), além de uma particular. O resultado prévio sinalizou que 66% dos pacientes que utilizaram o dispositivo não precisaram ser intubados.

“Na cerimônia, foram reconhecidos os melhores trabalhos de cada categoria. Com o prêmio, além do destaque, a pesquisa ganhou também um valor simbólico, que ajudará na publicação final do artigo. Foi uma grata surpresa!”, comemorou Betina.

De acordo com o idealizador do capacete e superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, que também esteve no Congresso e mediou uma mesa redonda sobre Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica, os dados foram bem divulgados no evento. “Betina Tomaz apresentou brilhantemente os resultados preliminares do estudo Elmo Registry. Ganhar esse prêmio é um importante reconhecimento para seguirmos firmes na pesquisa e na inovação”, disse.

Quem subiu no palco representando a equipe autora do trabalho foi o pediatra e presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (Soceti), Ricardo Sidou. “Recebemos com muita alegria e orgulho. Fico emocionado porque esse dispositivo salvou muita gente e essa é a nossa missão”, discursou.

Congresso

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) aconteceu em Brasília, de quinta-feira (10) até sábado (12). No total, foram mais de 260 palestrantes nacionais e internacionais, além de 11 atividades simultâneas ao longo dos três dias de evento.

Entre os convidados, estavam profissionais de vários estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Itália, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Canadá e França. A edição foi marcada pela retomada das atividades, após uma pausa de dois anos devido à pandemia.