Marcos Lessa e banda O Verbo são algumas das atrações culturais da VIII ExpoESP

11 de novembro de 2022 - 11:16 # # # # # #

Texto: Juliana Marques | Fotos: Arquivo pessoal

A VIII edição da ExpoESP, que acontece de 17 a 19 de novembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza, caminha para ser a mais grandiosa em relação aos anos anteriores, pela dimensão do evento e pela riqueza de projetos cadastrados. E além de debates científicos, estudos e apresentação de dados da área da saúde, o evento vai contar ainda com muita música, exposições, feirinha de marcas locais, gastronomia e arte. Uma das vozes mais aplaudidas da nova cena musical brasileira, o cantor e compositor cearense Marcos Lessa fará a apresentação oficial da abertura, na quinta-feira, 17, a partir das 18h, antecedendo a palestra magna. Além dele, várias atrações estão confirmadas. No mesmo dia, apresenta-se também a Camerata da Unifor.

Já na sexta-feira, dia 18, a banda da Polícia Militar abre a programação de manhã, às 8h. Ao meio dia, a cantora Ângela anima o foyer do evento com seu samba de mesa. Também está na programação o coral infantil Casa da Vovó Dedé. Para fechar a programação da sexta-feira, a banda O Verbo promete tirar das cadeiras os participantes com seu pop rock, no auditório principal. Com 20 anos de história, a banda é conhecida na cena musical cearense e já dividiu o palco com grandes artistas como O Rappa, Nando Reis e Skank.

No último de evento, sábado, as atrações trazem muita cultura cearense. Às 10h, o Coral dos Amigos de Izaira Silvino (CAIS) se apresenta no foyer. Já às 11h, tem a animação da música autoral da banda Parahyba e Cia. Bate Palmas. Toda programação é gratuita.

Feirinha Zen

Ao longo dos três dias, os participantes poderão, ainda, visitar a Feirinha Zen. Misturando artesanato, moda e gastronomia, os expositores de marcas criativas e locais da Capital estarão presentes no foyer do mezanino. A feira ficará aberta à visitação das 8h às 20h.

Exposição de Fotos: um olhar para a enfermagem

A fotografia também tem seu espaço no evento. A técnica em enfermagem Celia Siqueira, que trabalha no Hospital Geral Dr. César Cals, vai expor uma série de fotos que ela faz em seu dia a dia. A ideia é mostrar a importância da enfermagem em um contexto poético, artístico no tocante ao cuidar. “Não somos heróis, somos seres sensíveis que deixamos nossas dores para mais tarde. Nossos amores pra quando for possível para atender a dor o amor do outro. Enfermagem mais que arte de cuidar é arte de se doar”, diz a técnica em enfermagem e fotógrafa.

Cine BESP

A ExpoESP vai ainda trazer discussões sobre cinema. Idealizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), por meio da Biblioteca da ESP (Besp), o Cine Besp é um projeto que acontece bimestralmente na Escola de Saúde Pública com a transmissão de curtas documentais brasileiros e debates em torno do assunto apresentado na obra. E esta edição do Cine BESP, a última do ano, vai acontecer no Centro de Eventos. Será exibido no auditório 5 o documentário Ilha das flores e os determinantes sociais do processo saúde-doença.

Para participar como convidadas da discussão do curta estarão a Gerente de Projetos do Laboratório de Inovação de Fortaleza (LABIFOR) da Fundação Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Nirlana Diógenes, e a advogada e ouvidora substituta da ESP/CE, Elci Moreira Galvão. A mediação será realizada pela realizadora audiovisual e pesquisadora em cinema, Raiane Ferreira.

O curta apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer servem de comida para os porcos. O filme faz uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira.

VIII Expoesp

Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o principal congresso científico da ESP vai unir arte, cultura e ciência entre os dias 17, 18 e 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Serão palestras nacionais, mesas-redondas para debates, exposições e apresentações musicais e feira de artesanato e gastronomia.

“O tema da ExpoESP é Construindo um sistema de saúde inteligente porque entendemos que a Escola colabora com isso. Além disso, a curadoria deste projeto acredita que o objetivo é também provocar encontros. Já temos mais de três mil inscritos e isso representa a vontade de estar junto. Estamos, então, nos utilizando dos elementos da arte, da cultura, da ciência e da inovação para deixar um evento bem rico e completo”, explica o gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE e coordenador geral do evento, Jadson Franco.

Confira a programação cultural

Quinta-feira (17/11)
– Camerata da Unifor 8h
– Marcos Lessa 18h (abertura oficial)