VIII ExpoESP: educação, ciência e tecnologia a serviço de uma saúde do futuro

10 de novembro de 2022 - 09:57 # # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte gráfica: Deborah Muniz

O desenho de um futuro promissor e sustentável na área da Saúde passa pela reflexão sobre como o presente pode nos motivar a partir de um trabalho feito por meio da ciência, inteligência e inovação em saúde. Partindo desse tripé é que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) apresentará uma série de atividades ligadas a essas linhas temáticas ao longo da programação da sua VIII ExpoESP. 

O evento, que ocorre de 17 a 19 de novembro no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e cujo tema central é “Construindo um Sistema de Saúde Inteligente”, contará com a participação de professores, estudantes, pesquisadores, gestores, trabalhadores e profissionais de saúde que compartilharão suas produções científicas em distintas áreas do conhecimento. 

Uma dessas experiências está relacionada à conferência magna “Sistema de Saúde Inteligente”, que terá a participação do cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto. A apresentação está marcada para o primeiro dia do congresso, em 17 de novembro, a partir das 19 horas

Mas as apresentações da data terão início ainda no período da tarde com mesa-redonda “Como resolver problemas no SUS com tecnologias, design e narrativas”. O encontro será realizado pela equipe do Laboratório de Inovação do SUS no Ceará – Felicilab a partir das 15h30. 

No dia seguinte, 18 de novembro, será a vez de conferirmos a palestra “Experiência do Elmo: inovação que salva”. As fisioterapautas Gabriela Carvalho Gomes e Betina Tomaz apresentarão estudos sobre o registro clínico e eletrônico para pacientes com covid-19 que fizeram tratamento com o Capacete Elmo no Ceará”. Ambas as pesquisadoras participaram da equipe que desenvolveu o dispositivo em 2020 a partir de parceria público privada.

>>>>> Matéria sobre o lançamento do memorial do Elmo

A ideia desse trabalho colaborativo na área da saúde também será o foco da mesa redonda “Inovação Aberta em Saúde”. O encontro discutirá o impacto do trabalho feito em parcerias interinstitucionais dos entes públicos na saúde cearense. 

Participam desse momento a diretoria de Inovação e Tecnologia da ESP/CE, Alice Pequeno;  Antonio Gomes de Souza Filho, Cientista Chefe da Fundação Cearense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); José Sampaio de Souza Filho, residente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); e Odorico Monteiro, pesquisador em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ainda na sexta-feira (18), haverá a solenidade de inauguração da Rede de Inovação Aberta em Saúde. Pelo convênio, firmado por meio de parceria entre a ESP/CE, o Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) em dezembro de 2021, profissionais de saúde, pesquisadores e técnicos do setor industrial atuarão conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas para o segmento.

Além dessa importante entrega para a inovação em saúde do Ceará, a VIII ExpoESP contará também com minicurso sobre processo de teleducação a partir do uso da ferramenta OBS Studios; oficina de design thinking; e gameficação como estratégia de engajamento e aprendizagem no ambiente virtual Moodle. Confira a programação completa do evento. 

Serviço
VIII ExpoESP
Quando: de 17 a 19 de novembro
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz) – portão C, Mezanino 2
Inscreva-se e acesse a programação