Pesquisa sobre capacete Elmo será apresentada no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva

10 de novembro de 2022 - 14:35 # # # # #


Estudo “Elmo Registry” será apresentado em Brasília por Betina Tomaz, fisioterapeuta integrante da equipe de desenvolvimento do aparelho

Dados de pesquisa sobre o capacete Elmo serão apresentados no XXVII Congresso de Medicina Intensiva (CBMI), em Brasília, de quinta-feira (10) até sábado (12). O evento, cujo tema é Cuidado intensivo centrado no paciente e na família, ocorre após uma pausa de dois anos imposta pela pandemia de covid-19.

Serão mais de 260 palestrantes nacionais e internacionais, além de 11 atividades simultâneas ao longo dos três dias de programação. Dentre os convidados do congresso, estão profissionais de vários estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Itália, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Canadá e França.

“Elmo Registry”

A pesquisa Elmo Registry será apresentada na ocasião. O estudo avaliou fichas médicas de 1.570 pacientes internados em três unidades de saúde de Fortaleza, de novembro de 2020 a novembro de 2021. Duas delas são vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa): os hospitais Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e de Messejana (HM). O terceiro equipamento é da rede particular.

O trabalho foi coordenado pela fisioterapeuta Gabriela Carvalho e desenvolvido pela Gerência de Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). “Nós temos seis coletadores, além de mim. É um estudo muito criterioso, pois estamos lidando com casos reais. Fazemos, inclusive, dupla checagem para entregar à sociedade informações consistentes”, afirma Carvalho.

A apresentação da pesquisa será feita pela fisioterapeuta integrante da equipe de desenvolvimento do capacete Elmo, Betina Tomaz, e pelo superintendente da ESP/CE e idealizador do dispositivo, Marcelo Alcantara – ele também vai mediar mesa redonda com o tema Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica.

“A pesquisa vem apresentando resultados espetaculares e precisamos destacar isso em um congresso desse nível”, explica Betina.

Resultado prévio do estudo divulgado no último dia 20 de outubro mostrou que 66% dos pacientes não foram intubados após uso do capacete.

LEIA TAMBÉM: Quase 70% dos pacientes que usaram o Capacete Elmo não precisaram de intubação; dados foram apresentados em evento

Além do Elmo Registry, a profissional também divulgará outro estudo no evento sobre simulação virtual para o ensino de fisiologia respiratória.

Capacete Elmo

O Elmo foi criado em abril de 2020 a partir de uma força-tarefa público-privada entre ESP/CE, Sesa, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) – por meio do Senai Ceará –, Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Esmaltec.

Serviço

XXVII Congresso de Medicina Intensiva (CBMI), em Brasília
Quando: quinta-feira (10) a sábado (12)
Veja mais informações sobre o evento