Visando a internacionalização do capacete Elmo, site do dispositivo ganha versão em inglês

10 de junho de 2022 - 16:40 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE Texto: Juliana Marques


Ampliar o acesso a informações sobre o capacete Elmo foi a principal razão que levou a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a iniciar o processo de tradução para o inglês do site Elmo Capacete de Respiração Assistida.

>> LEIA TAMBÉM: ESP/CE inicia processo para incorporação do capacete Elmo ao SUS

A plataforma já despertava o interesse de pessoas de várias partes do mundo e recebia acessos de outros países, mesmo estando, até então, somente na língua portuguesa. Além disso, a invenção genuinamente cearense e que salvou milhares de vidas no auge da pandemia de covid-19 vem ganhando notoriedade em países da Europa e da América do Sul, sendo apresentado em congressos de Medicina e cursos internacionais.

“Priorizamos essa atividade com o apoio do Laboratório de Inovação (Felicilab) e da Gerência de Pesquisa da ESP/CE. Estamos nesse processo há quase dois meses e, até o momento, as informações gerais do site já foram traduzidas. O próximo passo é fazer a versão em inglês de conteúdos mais específicos como os vídeos”, explica a diretora de Inovação e Tecnologias da instituição, Alice Pequeno.

Idealizado pelo médico pneumointensivista e superintendente da Escola, Marcelo Alcantara, o capacete Elmo tem eficácia comprovada e bons resultados obtidos entre pacientes com a doença respiratória. O projeto também foi considerado o melhor case de inovação do País, após votação popular no último mês de março.