“Ih! Nova Live” discute legado das soluções inovadoras desenvolvidas durante a pandemia

9 de junho de 2022 - 09:52 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Raiane Ferreira

A pandemia da covid-19 desafiou o mundo inteiro em um contexto de grande adversidade. Não fazendo distinções de classe social entre as pessoas ou do tamanho das organizações dos mais distintos setores, o cenário pandêmico testou os limites da nossa capacidade de enfrentar e responder a essa ameaça invisível. No setor da saúde, esse período de crise tem sido um impulsionador para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Para discutir o tema “20 anos em 2: o que aprendemos desenvolvendo soluções em tempos de pandemia“, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza mais uma edição da Ih! Nova Live. A transmissão ocorre às 19 horas desta quinta-feira (9) no perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara).

Participam do bate papo virtual o coordenador do Laboratório de Inovação do Sus no Ceará (Felicilab), Uirá Porã; a líder de narrativas do Felicilab, Clarisse Castro; e o líder do “Laboratório de Design do Felicilab”, Ranielder Freitas. A mediação será feita pela bolsista de inovação da ESP/CE, Erica Pinho.

Laboratório de Inovação

Desenvolvido pela ESP/CE em outubro de 2019 por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP, o Felicilab foi criado com o objetivo de pensar, produzir e distribuir soluções inovadoras para a implantação e o fortalecimento do SUS cearense.

Para isso, atua com metodologias ágeis, transformando ideias, problemas e demandas em soluções e produtos a serem implementados na rede de saúde, compartilhando conhecimentos e práticas por meio do código aberto e da colaboração em rede.

Soluções inovadoras

Algumas das principais soluções criadas pelo Felicilab incluem o desenvolvimento de projetos digitais como os sites Coronavírus e Elmo, a criação do aplicativo iSUS, e ainda o Mapa Digital da Saúde, idealizado para fortalecer uma política digital de relacionamento e gestão de informações. Todas essas soluções contam com a adesão dos acadêmicos, profissionais e gestores da saúde cearenses.

A iniciativa também dá apoio a outros profissionais em seus espaços de trabalho e em seus processos decisórios, bem como ampara todas as pessoas no exercício de seus direitos de acesso ao cuidado, à informação e às tecnologias, reconhecendo-as como cocriadoras de saúde e como voz ativa na construção de políticas públicas.

Serviço

“Ih! Nova Live”
Tema: 20 anos em 2: o que aprendemos desenvolvendo soluções em tempos de pandemia
Quando: quinta-feira (9), às 19h
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara)