“Cadernos ESP” #05: podcast discute estudos de revisão em periódicos científicos

11 de maio de 2022 - 11:54 # # # #

Texto: Juliana Marques | Arte gráfica: Júlio Lopes


Já está disponível nas plataformas digitais o quinto episódio do Cadernos ESP, podcast da revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Cada programa tem cerca de 35 minutos de duração e, mensalmente, aborda temas que estão em destaque na Saúde e na Ciência.

Nesta edição, o tema Estudos de Revisão em Periódicos Científicos sublinha os tipos de revisões e sua importância, os impactos gerados para a Ciência e também para os estudos que estão sendo publicizados. Além disso, o episódio levanta a discussão sobre os principais pontos críticos que devem ser considerados, os desafios para a comunidade científica e como ela utiliza essas pesquisas de revisão para a aplicação de melhorias na área da Saúde.

O podcast tem a apresentação do gerente de Pesquisa em Saúde da ESP, Jadson Franco. A convidada desta edição é a enfermeira do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Ana Célia Caetano de Souza.

“A convidada trouxe um compilado de estudos que ajuda na sistematização da evidência científica disponível na literatura, que pode auxiliar profissionais da Saúde, pesquisadores e também soluções para o cotidiano do trabalho”, explica Dayane Paiva, editora científica da Cadernos ESP.

Para o próximo mês, o podcast abordará Ciência versus Fake News.