Primeiro “Cine Besp” levanta discussão sobre a pandemia pelo olhar da Enfermagem

10 de maio de 2022 - 16:53 # # # # # # #

Texto: Juliana Marques | Arte gráfica: Júlio Lopes

Com muita pipoca e programação aberta ao público, a primeira edição do Cine Besp tem data marcada: nesta quinta-feira (12), às 9h. O projeto é uma iniciativa da Gerência de Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Composto pela exposição do documentário Na linha de frente: a pandemia pelo olhar da Enfermagem e por um diálogo aberto sobre a obra, o evento objetiva levantar o debate acerca dos desafios que profissionais da área atravessaram nos momentos mais agudos do período pandêmico. A iniciativa também busca promover encontros entre as pessoas e, ao mesmo tempo, aproximá-las de experiências que vivem e produzem em sociedade.

Segundo o gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco, a escolha da primeira edição do Cine Besp deu-se pelo Dia Mundial da Enfermagem, comemorado em 12 de maio. O mote de cada programação seguirá ações ou datas comemorativas. “Os temas abordados são sugeridos em virtude de algum acontecimento, calendário ou diferentes pautas que tenham relação com as nossas áreas de atuação. Vamos ter uma programação bimestral. Esse projeto integra os novos serviços da biblioteca da Escola, a Besp”, explica.

Participam do evento como convidados: Fabio de Lima Ferreira, técnico em Enfermagem, servidor público do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e ex-diretor do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-CE), e Liliane Lima, enfermeira pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em Saúde do Trabalhador e gestora hospitalar. A apresentação é de Jadson Franco, com mediação de Raiane Ferreira, realizadora audiovisual e pesquisadora de cinema.

Sinopse

O documentário Na linha de frente: a pandemia pelo olhar da Enfermagem tem 26 minutos de duração e foi dirigido por Iberê Carvalho. O curta mostra a rotina dos profissionais da área que ajudaram a liderar a linha de frente de combate à covid-19 e enfrentaram um dos maiores desafios da história, sentindo os impactos e os desafios de perto. O filme, de 2020, é uma iniciativa da campanha Abrace a Enfermagem, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelos Conselhos Regionais.

Serviço

“Cine Besp” – 1ª edição
Quando: quinta-feira (12), às 9h
Onde: Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles, Fortaleza)
Evento gratuito e aberto ao público