Partilha de saberes marca encontro com preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde da ESP/CE

6 de maio de 2022 - 16:38 # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

A partilha de conhecimentos e aprendizados com o coletivo marcou a reunião de cerca de 190 preceptores do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional (Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará, nesta sexta-feira (06). A sede da autarquia, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará,  foi palco das atividades do Encontro de Preceptoria Resmulti ESP/CE 2022: Tecendo Saberes e Práticas

Os profissionais, que atuam nos 11 programas que compõem a Resmulti, foram recepcionados pela diretora de Educação e Extensão da ESP, Olivia Bessa. A gestora fez uma apresentação da proposta de trabalho da instituição junto aos supervisores das Residências, a partir dos principais projetos estabelecidos pela diretoria como a regionalização e a ampliação do trabalho delas em todo o Ceará. 

Isso aumenta nossa responsabilidade ao mesmo tempo em que nos dá um prazer imenso de saber que daqui há dois anos vamos entregar para a sociedade profissionais com perfil diferenciado e que realmente possam fazer a diferença no cuidado das pessoas. Queremos que vocês se sintam parte desse projeto porque todos vocês são a ESP/CE e ela está no campo através de vocês”. 

Realizado pela Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos), o evento promoveu uma aproximação entre o corpo docente, preceptoria e supervisão dos 22 municípios e 10 hospitais do estado parceiros da Resmulti e que atuam como cenários de prática do programa. 

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, falou aos preceptores e reforçou seus papéis dentro da iniciativa. “Vocês são muito importantes nesse processo. E para isso precisamos ter uma identidade profissional sólida. E eu preciso fazer isso utilizando todas as ferramentas que eu tenho na área do conhecimento e nunca esquecer do objetivo final que é a gente ser saudável e feliz”, lembrou. 

Encontro de preceptoria

Durante o Encontro de Preceptoria, que retomou o modelo presencial na edição de 2022, foram discutidas as estratégias de formação do núcleo profissional para o ensino em serviço no Sistema Único de Saúde (SUS), o lugar da residência enquanto estratégia de formação de especialistas para o sistema, a contextualização das oficinas de requalificação de currículo e a pedagogia do ensino em serviço.

O evento contou com as participações de Henrique Sá, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza (Unifor), e dos colaboradores e tutores da Resmulti ESP/CE, Kellyane Munick, André Moura, Jamisse Araújo e Núbia Caetano. 

“Nós estamos hoje aqui como educadores mas ao mesmo tempo profissionais de saúde educadores. Somos profissionais de saúde enquanto assistência e cuidado, mas também cuidamos daqueles que vão cuidar como educadores”, enfatizou Henrique Sá. 

O preceptor

Os preceptores dos programas de Residência em Saúde atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Eles são os principais mediadores entre residentes, equipes de saúde, usuários, familiares e gestores. A preceptoria serve, portanto, como atividade-ponte entre as instituições de saúde e de formação em saúde. 

Confira vídeo dos melhores momentos do encontro