Ih! Nova Live desta quinta-feira (05) discute vantagens da inovação aberta na gestão pública

5 de maio de 2022 - 13:52 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Edmilson Miranda

Modelo de gestão voltado para a inovação por meio de uma proposta colaborativa, a inovação aberta surge no atual contexto como uma resposta às dificuldades das instituições em criar soluções inovadoras sozinhas. Nesse ambiente de trabalho feito a várias mãos e intersetorialmente, muitas são as vantagens de se produzir com parceiros externos. Deixa-se de lado os segredos corporativos guardados a sete chaves, adota-se a lógica de um fazer em colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos para a criação de novas soluções e serviços.

Para falar sobre as potencialidades e especificidades dessa forma de inovação no campo da saúde pública, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza nesta quinta-feira (05) mais uma edição da Ih! Nova Live. A transmissão ocorre no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara) a partir das 19 horas.

O encontro virtual contará com as participações de Simone Nunes, coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (UFC – Quixadá); Paulo Armando, pesquisador em Saúde Digital pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Ceará; e de Samuel Façanha, Cientista-Chefe de Inovação do Ceará pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Durante uma hora, os participantes debaterão algumas das principais questões relacionadas ao tema. A mediação do evento será feita pelo comunicador e bolsista do Laboratório de Inovação do SUS no Ceará (Felicilab), Edmilson Miranda Júnior.

“Ih! Nova Live”

Lançada em março deste ano, a Ih! Nova Live é realizada semanalmente com objetivo de apresentar e discutir iniciativas de inovação em Saúde, além de posicionar estrategicamente na esfera pública soluções desenvolvidas pelo Felicilab desde sua criação, em 2020.

Inovação Aberta

Do inglês “Open Innovation”, a inovação aberta é um conceito criado pelo professor norte-americano Henry Chesbrough, em 2003, e cuja proposta baseia-se no uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente.

Trata-se, portanto, de uma abordagem mais disruptiva e menos centralizada e que envolve outras empresas, ambiente acadêmico, startups e consumidores a fim de se pensar soluções inovadoras e modos de se melhorar os resultados de uma organização de modo geral.

 

Serviço

“Ih! Nova Live”

Tema: O que é a Inovação Aberta?

Quando: quinta-feira (05), às 19h

Onde: perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara)