Estratégias de simulação realística podem ser inseridas nos currículos dos Programas de Residências em Cirurgia da ESP/CE

4 de maio de 2022 - 10:51 # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Fotos: Elon Nepomuceno e Arquivo Pessoal


Há cerca de um mês, a pauta vem sendo discutida entre equipes da ESP/CE e do Centro Universitário Christus

Metodologia inovadora que permite a experiência prática por meio de tecnologias de baixa, média e alta complexidade, a simulação realística deve ser inserida nos currículos dos programas de Residência em Saúde coordenados pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A medida começou a ser analisada após a superintendência da autarquia receber uma proposta do Centro Universitário Christus (Unichristus), que criou um simulador capaz de desenvolver habilidades cirúrgicas – o Abdominal Training Box.

O projeto já foi discutido e aprovado pelo Comitê de Governança da ESP/CE e, nas últimas semanas, começou a pautar encontros entre membros das duas instituições. A ideia é que a tecnologia do Centro Universitário possa embasar a inserção da nova prática pedagógica na rotina dos residentes nas áreas de Cirurgia.

Participam dos diálogos, representando a Escola, o diretor de Desenvolvimento Educacional, José Batista Tomaz, e a diretora de Educação e Extensão em Saúde, Olivia Bessa. Já à frente do Unichristus, estão o coordenador e monitor de ensino dos Laboratórios de Habilidades Cirúrgicas, Luiz Moura, e o engenheiro Régis Sabiá.


Com o simulador, os residentes poderão desenvolver habilidades cirúrgicas de baixa e alta complexidade

“Com esse simulador, vai ser possível facilitar muito o desenvolvimento das habilidades cirúrgicas, desde as mais básicas – como sutura – até procedimentos robóticos, a longo prazo. É uma parceria bem interessante, que a Escola deve apoiar”, destacou José Batista.

Execução ainda neste sementre

No último dia 22 de abril, uma equipe da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) da ESP/CE esteve no Unichristus para conhecer de perto o simulador e as instalações dos Laboratórios de Habilidades Cirúrgicas e do Centro de Simulação Realística da unidade. A agenda contou com a presença do diretor José Batista Tomaz e das instrutoras do Centro de Simulação da ESP/CE, Cleo Oliveira e Julyana Freitas.

O projeto para inserção da simulação realística nos currículos das Residência em Saúde segue em desenvolvimento e tem execução prevista ainda neste semestre.