Demoday – Corredores de Inovação: Felicilab participa de feira de startups nesta terça-feira (19)

18 de abril de 2022 - 16:05 # # # #

Texto: Érica Pinho e Ascom da Sedet

As startups participantes vão apresentar soluções inovadoras de impacto direto às áreas estratégicas da economia do Ceará

Nesta terça-feira (19), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Laboratório de Inovação do SUS no Ceará (Felicilab), participa da feira de startups Demoday – Corredores de Inovação. O evento ocorrerá presencialmente no Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados (NINNA Hub), das 14 às 18 horas, e reunirá 46 startups e importantes atores do ecossistema de inovação do Estado. Na oportunidade, as startups poderão apresentar soluções inovadoras, com impacto direto para áreas estratégicas da economia do estado do Ceará. A proposta tem como objetivo estimular o desenvolvimento Regional por meio da inovação nas cadeias produtivas priorizadas em nove Regiões de Planejamento do Estado, além de impulsionar parcerias entre as startups e possíveis apoiadores.

A iniciativa é parte do programa de inovação Corredores Digitais, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará. A iniciativa apoia projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios como mentorias, vantagens de empresas parceiras e networking.

A participação do Felicilab acontece após convite da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), por meio do Programa Corredores Digitais + Clusters Econômicos de Inovação, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE), e do Programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

A feira de Inovação marca o segundo momento da participação do Felicilab no Programa Corredores de Inovação. O primeiro momento aconteceu na última quinta-feira, 13 de abril, das 14 às 16 horas, com a participação do laboratório na Banca de Avaliadores do DEMOLATION. Nesse evento foram realizadas avaliações de soluções desenvolvidas pelas startups durante toda a trajetória de formação dos times.

Sobre os programas

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma iniciativa que objetiva atuar na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do Estado, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta na região.

Em 2021 foi lançado o primeiro edital conjunto dos programas para apoiar projetos de empreendedorismo inovador de nove das 14 regiões de Planejamento do Ceará – Cariri, Sertão Central, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza 1 e 2, Litoral Norte, Litoral Leste, Sertão dos Crateús e Serra da Ibiapaba

Ao todo, até abril deste ano, foram investidos mais de R$ 2 milhões em incentivos às organizações participantes. Ao longo do processo, foram beneficiados 91 bolsistas empreendedores e 41 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 23 clusters estratégicos do estado.

Feira de startups Demoday – Corredores de Inovação
Data: 19/04, das 14 às 18h
Local: NINNA Hub
Saiba mais sobre o Programa Corredores Digitais: https://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/