Residentes em Saúde passam a contar com apoio psicoeducacional ofertado pela ESP/CE

13 de abril de 2022 - 13:56 # # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Júlio Lopes

Ingressar num Programa de Residência em Saúde, sem dúvidas, é um dos momentos mais marcantes na vida de qualquer profissional da área, seja pela relevância que a especialização tem para o currículo do aluno ou pelas vivências que o processo de aprendizagem pode trazer. Diante de todas essas nuances, manter o equilíbrio emocional nem sempre é uma tarefa fácil, sendo, em muitas vezes, necessário um serviço especializado para garantir o desenvolvimento cognitivo do residente dentro da capacitação.

Atenta à demanda, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), começou a ofertar apoio psicoeducacional a todos os alunos de seus programas de Residência em Saúde (Médica, Multi e Uniprofissional). O serviço é gratuito e realizado pela Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) da autarquia, dividindo-se em três frentes de atuação: plantão psicopedagógico, assessoria às dificuldades de aprendizagem e grupos psicoeducacionais.

O psicólogo responsável pelos atendimentos, Jordan Prazeres, conta que a iniciativa é planejada há bastante tempo pela Gepos, visto a rotina de trabalho intensa dos residentes e o recebimento de solicitações dos próprios supervisores dos programas. “A ideia é trabalhar os aspectos emocionais dos residentes junto com as características psicopedagógicas, no sentido de observar aspectos que podem trazer alguma implicação no processo de ensino-aprendizagem. A gente tá saindo de uma realidade pandêmica e percebemos que ela implica e implicou no processo de aprendizagem do aluno. Com isso, nosso objetivo é auxiliar nesse processo de volta à realidade e de chegada à especialização”, acrescenta.

O apoio psicoeducacional ocorre de forma virtual, via plataforma Google MeetCada atendimento tem duração média de 50 minutos. A expectativa é de contemplar, pelo menos, três alunos por dia. Para solicitar a assistência, o residente precisa realizar um agendamento prévio por e-mail ou telefone.

Residências

As Residências em Saúde constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu (especialização). Seus principais objetivos estão alinhados à promoção da educação em saúde e de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A ESP/CE mantém dois programas, sendo um de Residência Médica (RM) e outro de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde. Juntos, possuem mais de 700 residentes em formação.

Serviço

Apoio psicoeducacional para alunos dos programas de Residência em Saúde – Gratuito
Quando: segunda a sexta-feira
Agendamento prévio: (85) 9 9784 9622 ou jordan.prazeres@esp.ce.gov.br