ESP/CE lança nova agenda de “lives” e amplia espaço para discutir inovação em saúde

30 de março de 2022 - 15:17 # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: David Tomás

A partir desta quinta-feira (31), às 19h, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia nova série de transmissões ao vivo no Instagram da autarquia: a Ih! Nova Live.

Produzida pela equipe do Laboratório de Inovação do SUS Ceará (Felicilab), a atividade virtual será realizada semanalmente, com objetivo de apresentar e discutir iniciativas de inovação em saúde, além de posicionar estrategicamente na esfera pública soluções desenvolvidas pelo equipamento desde sua criação, em 2020.

O tema da estreia será Narrativas e Comunicação. A ideia é apresentar o gerenciamento de narrativas feito dentro do laboratório. Foram convidados para o bate-papo: Alice Pequeno, diretora de Inovação e Tecnologias da ESP/CE; Uirá Porã, coordenador do Felicilab; e Clarisse Cavalcante, gestora de Narrativas do Felicilab. Já a mediação será de Edmilson Miranda Júnior, comunicador e bolsista do laboratório.

“A iniciativa de produzir uma nova live no Instagram da ESP/CE é importante porque adiciona mais um elo na corrente de inovação, contribuindo não apenas para a troca de experiências, mas também para a partilha de métodos ágeis na criação de soluções para a Saúde e outras áreas. Esse diálogo é fundamental para todo um ecossistema”, pontua Miranda.

Durante a transmissão, o público poderá tirar dúvidas e fazer apontamentos relacionados à temática.

Felicilab

Idealizado pela ESP/CE, o Felicilab foi criado para pensar, produzir e distribuir soluções inovadoras na implantação e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Para isso, o dispositivo atua com metodologias ágeis, transformando ideias, problemas e demandas em soluções e produtos a serem implementados na rede de saúde, compartilhando conhecimentos e práticas por meio do código aberto e da colaboração em rede.

A iniciativa também dá apoio a outros profissionais em seus espaços de trabalho e em seus processos decisórios, bem como ampara todas as pessoas no exercício de seus direitos de acesso ao cuidado, à informação e às tecnologias, reconhecendo-as como cocriadoras de saúde e como voz ativa na construção de políticas públicas. No último mês de janeiro, o laboratório foi instituído no âmbito do SUS Ceará.

Serviço

Estreia da Ih! Nova Live
Quando: quinta-feira (31), às 19h
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram