ESP/CE lidera desenvolvimento de novo mapa colaborativo digital

10 de março de 2022 - 10:38 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE | Fotos: Deborah Muniz

Oficina que deu o pontapé inicial para o novo projeto reuniu designers que atuam no Mapa Cultural e no Mapa da Saúde do Ceará

O Ceará começou a dar os primeiros passos para o desenvolvimento de uma nova plataforma colaborativa. A ideia é usar a ferramenta para mapear diferentes áreas do Governo do Estado, a fim de ampliar a elaboração de políticas públicas e otimizar fluxos de trabalho.

Servem como base para o projeto o Mapa Cultural e o Mapa da Saúde do Ceará. Ambas as iniciativas vêm transformando seus segmentos com práticas inovadoras.

Nesta semana, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Laboratório de Inovação do SUS Ceará (Felicilab), realiza a oficina Imersão para Redesign dos Mapas e dá o pontapé inicial na força-tarefa, que conta com a participação de outros dois agentes: Instituto Dragão do Mar (IDM) e Hacklab – empresa de desenvolvimento de softwares.

Com a atividade, que começou na última terça (08) e segue até esta quinta-feira (10), os representantes de cada instituição podem trocar experiências e conhecimentos relacionados à produção da nova ferramenta de gestão, que deve ficar pronta no 2º semestre de 2022. 

Pelo Felicilab, participam da oficina Ranielder Freitas, líder de Design; Uirá Porã, coordenador do laboratório; Paulo Amoreira, Gabriela Caudilho e Jorge Godoy, do time de design; além de Thaís Toscano e Gabriela Marques, do time de projetos. 

O momento foi de troca de experiências e conhecimentos

“O redesign é um sonho em comum, que envolve a organização para a rearticulação da comunidade de desenvolvimento colaborativo do produto”, afirma Uirá Porã.

Já representando o  Hacklab, estiveram presentes Luíza Peixe, líder de Design; Patrick Nobre e Daphne Martins, que integram o time do produto Mapas Culturais. 

“Esse encontro é revolucionário, não só pelo redesign, mas principalmente por estar acontecendo em comunidade, com três instituições”, destaca Luiza Peixe, que coordena o processo de redesign e foi responsável pelo design de interface do primeiro mapa digital municipal para gestão cultural do Brasil.

Pelo IDM, contribuíram com o encontro Gecíola Fonseca, assessora de Inovação e Desenvolvimento; Kamila Lima, UX Designer; e André Quintino, especialista da plataforma Mapa Cultural do Ceará.

“Tive muitos aprendizados para meu trabalho, além da conexão com uma rede colaborativa de design na gestão pública”, destacou Kamila Lima, após o término do primeiro dia de oficina.

Histórico

Há dez anos, um grupo de desenvolvedores deu início à construção de uma plataforma colaborativa voltada para o mapeamento da cultura no município de Fortaleza. O resultado desse esforço conjunto, após uma década, é o Mapa Cultural, um software livre, colaborativo e interativa de mapeamento do cenário cultural, utilizado, atualmente, em pelo menos 8 estados, 70 municípios e no Governo Federal, atendendo cerca de 350 mil agentes culturais na distribuição de mais de 500 milhões de reais por meio de editais e outras formas de fomento.