ESP/CE participa da Semana de Integração Ensino e Pesquisa do Hospital Infantil Albert Sabin

9 de março de 2022 - 14:58 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou das atividades da III Semana de Integração Ensino e Pesquisa do Hospital Infantil Albert Sabin. Nesta quarta-feira (9), o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, fez uma apresentação sobre a pesquisa e inovação na saúde. 

Durante a palestra, ele fez um resgate do contexto de criação do capacete Elmo e falou da importância do fomento à pesquisa e do trabalho desenvolvido de modo intersetorial e interinstitucional. O gestor lembrou também do contexto pandêmico e de como ele acelerou a necessidade por soluções em saúde dentro de um cenário de crise. 

“Esse processo se deu de forma acelerada por conta da pandemia e da pressão social. Mas também devido uma leitura correta que o Estado fez. Uma vez que chamou os atores que poderiam dar uma resposta rápida ao problema”, disse. 

Ainda segundo o superintendente, o trabalho conjunto das instituições de saúde, de ensino, pesquisa e do próprio governo do Ceará foram fundamentais para que esse processo de inovação, entre os quais o Elmo se inclui, entregasse os resultados alcançados atualmente. 

Somente na rede pública de saúde do Ceará, mais de 2.000 pacientes fizeram uso do dispositivo. O número de profissionais treinados para o manejo do equipamento, através do Centro de Simulação em Saúde da ESP, já chega a 2.167 no total. Além do caráter prático dos efeitos dessa inovação, Marcelo Alcantara citou o trabalho de pesquisa que a ESP/CE tem feito, como as publicações científicas, as  pesquisas ligadas ao capacete e as ferramentas de inteligência em saúde desenvolvidas pela instituição.  

Além do superintendente da ESP, a diretora de Educação e Extensão, Olívia Bessa, também participou da III Semana de Integração Ensino e Pesquisa. A gestora falou nesta terça-feira (9) sobre como a ESP/CE tem desenvolvido, fomentado e inovado na construção dos seus processos educacionais e de pesquisa dentro do contexto pandêmico. Das lições que esse período tem deixado, ela ressaltou o trabalho integrado dentro do sistema de saúde cearense. 

III Semana de Integração Ensino e Pesquisa

Realizada desde 2019 pelo Hospital Infantil Albert Sabin, a III Semana de Integração Ensino e Pesquisa objetiva incentivar a pesquisa compartilhando vivências de ensino e aprendizagem no serviço do hospital. A atividade é voltada para todas as categorias profissionais do Hias, ESP/CE, Instituições de Ensino Superior, Centros de Estudos e Regulação de Práticas de Ensino da Sesa.