Parceria ESP/Sírio-Libanês: abertura de cursos de pós-graduação em Saúde ocorreu nessa quinta (17)

17 de fevereiro de 2022 - 22:11 # # #

Texto: Ariane Cajazeiras

Cerimônia de abertura ocorreu de forma remota

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participou, nessa quinta-feira (17), junto ao Hospital Sírio-Libanês, da abertura local da 2ª edição de três cursos de pós-graduação na área da Gestão em Saúde.

Ao todo, o Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS) contempla 40 vagas prioritárias para gestores e preceptores dos programas de Residência em Saúde da ESP/CE e profissionais da Saúde que atuam como preceptores de residentes e graduandos em cenários reais de cuidado.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura os egressos da Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS), Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS), e Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores do SUS (QSUS). Os cursos têm a supervisão da equipe do Hospital Sírio-Libanês em parceria com a ESP/CE e a Sesa.

Todos os cursos têm duração de dois anos e são realizados no Ceará pela ESP/CE. A proposta é fortalecer a qualificação de trabalhadores que atuam na linha de frente na formação dos profissionais por meio das residências em Saúde.

Gestores da ESP/CE estiveram com parte da equipe técnica do Sírio Libanês em dezembro de 2021 para ajustar os termos das formações

O projeto

O DGPSUS integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo é qualificar os programas de Residência em Saúde e da preceptoria de residentes e graduandos no SUS por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do mundo do trabalho onde os participantes estão inseridos.

A iniciativa engloba ações no biênio 2021/2023 e integra as atividades do Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).