Podcast “Cadernos ESP #6” discute conexão entre saber popular e produção científica

1 de fevereiro de 2022 - 15:50 # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Júlio Lopes


Uma das principais estratégias da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP/CE) para promover e estimular a produção científica, o podcast Cadernos ESP chega ao sexto episódio. Neste programa – o primeiro de 2022 -, a equipe do Centro de Investigação Científica (Cenic) da autarquia, que é vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conversou com a doutora em Saúde Coletiva, enfermeira e professora universitária Rocineide Ferreira da Silva.

O bate-papo teve como tema central a conexão entre os saberes popular e científico, além dos desafios em fazer chegar à sociedade a Ciência e os resultados do conhecimento baseado em métodos, sem desprezar os costumes e práticas estabelecidos pela humanidade ao longo dos anos.

Rocineide Silva também discorreu sobre as nuances que envolvem a relação entre os tipos de conhecimento e como o assunto tem pautado a comunidade científica. “Hoje, nós temos pesquisas no mundo todo sobre isso. Muitos estudiosos vêm reafirmando o quanto de Ciência há na produção popular. Agora, não nesse formato muitas vezes da prescrição do que você vai fazer, mas no formato da construção do que é possível, com a não negação da Ciência Moderna. Por isso, se faz importante a gente promover o diálogo entre os saberes”, explica a especialista.

A apresentação do sexto episódio é do supervisor do Cenic e editor-chefe da Cadernos ESP, Jadson Franco. Já à frente da produção está a editora científica Dayane Paiva, com o apoio da Assessoria de Comunicação da ESP/CE.

Mais sobre o podcast

O podcast Cadernos ESP, que leva o mesmo nome da revista científica da Escola, busca pautar temas sobre as novidades e informações do mundo da produção científica a partir do tripé conhecimento, pesquisadores e sociedade.

A iniciativa atua também como um espaço formativo e, a cada novo episódio, conta com a participação de autores e autoras na discussão de estratégias metodológicas, resultados dos estudos e contribuições das produções para a saúde pública.