Centro de Inteligência em Saúde do Ceará lança painel de monitoramento da covid-19
1 de fevereiro de 2022 - 11:31 #CISEC #Covid 19 #IntegraSUS #Painel Alerta Covid-19
Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes
Como parte das estratégias do novo Plano de Contingenciamento da Pandemia de Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou uma plataforma de monitoramento da doença no Estado. Trata-se do hotsite Painel Alerta Covid. A ferramenta, desenvolvida pelo Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec), já está disponível para acesso.
Tomando como referência os dados do IntegraSUS da Sesa, a iniciativa objetiva informar o crescimento da curva epidêmica em todos os 184 municípios cearenses. O sistema apresenta níveis de alerta relacionados ao número de casos confirmados de cada município ou região. A localidade pode estar classificada em três tipos de status: o leve (verde), o moderado (laranja) e o grave (vermelho).
O alerta verde demonstra condições de estabilidade da curva epidêmica. O laranja, um aumento de 68% no número total de casos. Já o vermelho indica uma elevação de 95% do número de casos registrados.
O coordenador do Cisec e cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto, afirma que o site foi pensado como uma consequência direta da experiência do Estado com as duas primeiras ondas da covid-19. O gestor explica que foi se utilizando de técnicas de alarme que o painel permitiu uma análise dos índices e das rotas que o vírus fez durante os dois períodos mais críticos da crise sanitária.
“O Alerta nos permite indicar toda semana quais são os municípios que estão mais em risco. E isso é útil para o gestor porque ele pode programar as suas respostas através de um dado diário”, ressalta. Ainda segundo Xavier, os dados orientam também as pessoas que queiram saber da situação epidemiológica atual. “Ele dá uma medida ao cidadão comum de onde ele está no ciclo epidêmico. Todos querem saber quando vamos ‘sair dessa’. Então, podemos acompanhar o dia a dia e saber”.
Na plataforma também são apresentadas informações gerais relacionadas à pandemia, como número de casos confirmados, número de óbitos, letalidade, número de reprodução efetiva (Rt) e dados de vacinação (primeira dose e segunda dose). Essas informações são dispostas de forma geral, referentes a todo o Ceará e podem ser filtradas para cada município.
Contribuições
O site também está aberto para receber sugestões de melhorias e contribuições dos usuários e visitantes. Quem desejar entrar em contato com a equipe do Cisec deve enviar mensagem para o e-mail: centrodeinteligencia@esp.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3486-6391 / (85) 3101-1398.
O Cisec
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec) foi criado para capturar, processar e analisar as informações relevantes à saúde da população do Estado do Ceará em seus contextos mais inclusivos.
Para atender a essa demanda de produzir inteligência para a Sesa e a ESP/CE, a área utiliza desde técnicas clássicas da Tecnologia da Informação até recursos como Inteligência Artificial, para subsidiar políticas de saúde destinadas a acelerar a jornada do Estado em direção a níveis elevados de desenvolvimento humano e social.