Ceará recebe novas remessas de vacinas contra covid-19 para crianças e adultos

19 de janeiro de 2022 - 07:56 # # # # # #

Ascom Sesa Texto Helene Santos Fotos

Duas novas remessas de imunobiológicos contra covid-19, fabricados pela Pfizer/BioNTech, chegaram ao Ceará nesta terça-feira (18). Foram entregues 55.100 doses para crianças entre 5 e 11 anos – em voo que pousou em Fortaleza na madrugada – e outras 270.270 destinadas a maiores de 12 anos – em carga desembarcada à tarde.

Enquanto as doses pediátricas serão destinadas a esta fase inicial de aplicação da primeira dose (D1), iniciada no último sábado (15), a remessa apropriada para pessoas a partir de 12 anos será destacada para dose de reforço (D3). As vacinas integram do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).

Até essa segunda-feira (17), 15,3 milhões de doses já tinham sido aplicadas no Ceará. O reforço (D3) já chegou ao braço de 1,64 milhão de cearenses. Já o ciclo vacinal básico, com duas doses ou dose única da Janssen, foi cumprido para 6,6 milhões de pessoas no estado.

Vacinação Infantil

Após a chegada da primeira remessa na sexta-feira (14), seguindo a logística que caracteriza a agilidade para distribuição da vacina, as doses pediátricas chegaram a todos os municípios cearenses em até 24 horas, por meio de rotas aéreas e terrestres.

A meta é imunizar 900 mil crianças. Deste total, 324 mil já estão registradas no Saúde Digital, sistema que viabiliza o cálculo de envio de vacinas por municípios e serve para agendamento às gestões de saúde municipais aderentes.

Para fazer o cadastro, basta acessar o Saúde Digital, dispondo do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) da criança. Quem já tomou qualquer vacina ou recebeu qualquer atendimento nos serviços públicos de saúde, já possui a numeração do CNS. Esse número consta tanto no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto nos cartões de plano de saúde. A numeração também pode ser verificada pelo site ou aplicativo ConecteSUS.

Quem não tem CNS ou não sabe o número, pode procurar postos de saúde e solicitar consulta ou emissão do cartão. É necessário apresentar documento oficial de identificação e comprovante de residência.

Segurança

A formulação da vacina infantil, fabricada pela Pfizer/BioNtech, será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos oito semanas de intervalo entre primeira e segunda doses. Quem completar 12 anos entre a D1 e a D2 deve concluir o esquema vacinal com a dose pediátrica da Pfizer.

Em relação à eficácia, a Pfizer informou, em outubro do ano passado, que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças nessa faixa etária.

Para receber a aplicação do imunizante, as crianças, acompanhadas por pais ou responsáveis, devem apresentar um documento de identificação oficial. Em Fortaleza, também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

A tampa do frasco virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também por pais, mães e cuidadores – em vez da tampa de cor lilás, utilizada para aplicação com pessoas das outras faixas etárias.

Recomenda-se que a vacina da Pfizer não seja administrada de forma concomitante a outras do calendário infantil, sendo indicado intervalo de 15 dias entre uma e outra.