Podcast “Cadernos ESP #05” destaca a importância de indicadores e métricas para os periódicos científicos

29 de dezembro de 2021 - 13:20 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

Lançado mensalmente, o podcast Cadernos ESP chega ao seu quinto episódio, discutindo a importância de indicadores e métricas para os periódicos científicos. Neste programa, a equipe do Centro de Investigação Científica (Cenic) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebe a professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Lia Machado Fialho.

A convidada elencou as especificidades do Fator de Impacto e do Índice de Citação, além de explicar como este combo é fundamental para que as publicações tenham cada vez mais reconhecimento e sustentabilidade. Também foi destacado pela especialista o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Cadernos ESP. Para ela, o periódico é um exemplo para outras produções do segmento.

É preciso perceber que não basta publicar artigos, se (eles) não forem lidos, citados, utilizados no âmbito da sociedade. Por isso, esses indicadores são tão importantes. Mas, além disso, utilizar outros mecanismos para fazer circular o conhecimento se faz necessário, assim como tem feito a Revista da ESP: por meio de podcast, redes sociais e outros canais”, destacou Fialho. 

A apresentação do episódio é do supervisor do Cenic, Jadson Franco. Já à frente da produção está a editora científica, Dayane Paiva, com o apoio da Assessoria de Comunicação da ESP/CE.

>>> Ouça o EP #5

Mais sobre o podcast

O podcast Cadernos ESP busca pautar temas sobre as novidades e informações do mundo da produção científica a partir do tripé conhecimento, pesquisadores e sociedade. Atuando também como um espaço formativo, o programa conta, a cada nova edição, com a participação de autores e autoras na discussão de estratégias metodológicas, resultados dos estudos e contribuições das produções para a saúde pública.