Papo SUS desta terça (21) dá destaque à Inovação em Saúde e traz projeções do setor para 2022

20 de dezembro de 2021 - 14:07 # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Júlio Lopes

Melhorar a qualidade do sistema de saúde e, ao mesmo tempo, reduzir os desperdícios. Este tem sido um desafio constante para gestores em todo o mundo. Conseguir superá-lo, no entanto, não é impossível e até virou realidade para organizações e governos que entenderam a relevância do investimento em inovação no processo de otimizar os fluxos de trabalho.

Nesse contexto, o Ceará aparece em posição de destaque. Nos últimos meses, por exemplo, principalmente com a demanda gerada pela pandemia de Covid-19, o Estado desenvolveu importantes soluções para a sociedade, no âmbito do serviço público de saúde.

capacete de respiração assistida Elmo, o aplicativo iSUS e a plataforma Mapa Digital da Saúde são algumas das entregas que têm feito a diferença para os trabalhadores e usuários do setor. Todas possuem em seu DNA a expertise da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Mas o que esperar para 2022? Quais campos ainda permitem avanços? Que desafios persistem para quem inova na Saúde? Com o objetivo de responder todos estes questionamentos, a ESP/CE realiza, nesta terça-feira (21), a partir das 19h30, o último Papo SUS do ano. A live terá como convidados três grandes conhecedores do assunto da própria Escola: o superintendente da instituição, Marcelo Alcantara, o assessor de Inovação, Uirá Porã, e a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Alice Pequeno. A mediação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha. A transmissão on-line será feita no perfil @espceara, no Instagram.

Seleção de bolsistas

Na última terça-feira (14), a ESP/CE começou a receber inscrições de interessados em formar um banco de cadastro reserva nas modalidades Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Bolsa de Extensão Tecnológica (edital 26/2021). O certame busca atender às demandas dos projetos Mapa Digital da Saúde e Soluções Digitais para Educação na Saúde, realizados pela instituição.

Podem participar do processo seletivo profissionais de diversas áreas como Design; Design de Experiência/Interface do Usuário; Gestão em Design e/ou Design de Serviços; Design Educacional; Programação; Ciência de Dados; Produção e Divulgação de Conteúdos; Documentação Técnica, entre outras. Durante o Papo SUS, os espectadores também terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o edital.

Papo SUS – Inovação em Saúde: o que esperamos para 2022
Quando: Terça-feira (21), a partir de 19h30
Convidados: Marcelo Alcantara, superintendente da ESP/CE; Uirá Porã, assessor de Inovação; e Alice Pequeno, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE.
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram