Capacete Elmo é destaque em almoço com governador Camilo Santana na Fiec

13 de dezembro de 2021 - 10:05 # # # # #

Com informações de Daniel Herculano - Ascom Casa Civil

Marcelo Alcantara agradece menção ao capacete Elmo (Foto: Chico Gomes)

Durante evento com empresários cearenses, promovido pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), na última sexta-feira, 10, o governador Camilo Santana fez um balanço das principais ações desenvolvidas pelo Governo do Ceará durante os últimos sete anos, e anunciou a criação do Planejamento Espacial Marinho (PEM). Durante o discurso, ele citou também ações que foram desenvolvidas durante a pandemia, como a criação do capacete Elmo, fruto de parceria público-privada, envolvendo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Funcap, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha; e o superintendente da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues, Marcelo Alcantara. Marcaram presença, ainda, outros secretários de Estado, vereadores de Fortaleza, deputados estaduais e federais, empresários e industriais do Ceará, convidados especiais do evento, e demais autoridades de Estado e Município.

Pandemia

Para o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, Camilo Santana tomou as melhores decisões durante a pandemia. “Governador Camilo Santana, se não fosse a sua empatia, com os mais diferentes segmentos da sociedade, certamente o Estado do Ceará não estaria na condição que ele se encontra hoje. O compromisso coletivo que celebramos juntos desde o início da pandemia, e que tivemos a responsabilidade de cumprir à risca, nos permitiu superar todos os desafios”, atestou.

Na área da Saúde, Camilo Santana agradeceu o apoio da Fiec a ações, como o desenvolvimento do capacete Elmo, para atendimento aos pacientes com Covid-19 e que pode evitar a intubação, fato reconhecido pelo presidente Ricardo Cavalcante. “Estamos orgulhosos dos resultados obtidos e ver o quanto aqueles mil elmos doados ao Governo do Ceará, além dos 370 respiradores pulmonares que recuperamos de forma integral na central de respiradores que implantamos no Senai, além da montagem de muitos leitos para atender pacientes com Covid, patrocinados por muitos dos industriais aqui presentes, todas as ações fizeram a diferença durante a pandemia”, listou. A Central de Ventiladores Mecânicos e o desenvolvimento do capacete Elmo foram realizados através de parceria com a ESP/CE.

Já o governador Camilo Santana, reafirmou que toda a estrutura de UTI instalada nos municípios cearenses durante a primeira onda da Covid-19, permanece nos municípios para atender a outras demandas de saúde. “Antes da pandemia, somente três municípios tinham leitos de UTI no Ceará. Hoje, atendemos todas as regiões do Estado ao implantar leitos de UTI em 26 municípios. E, em muito breve, nós vamos fazer um evento com os prefeitos para anunciar que nós vamos manter toda essa estrutura de UTI nas cidades”, disse o governador.

Governador Camilo Santana participa de almoço com gestores cearenses na FIEC. (Fotos: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará)