Comitê Científico proíbe grandes eventos de Réveillon no Ceará

29 de novembro de 2021 - 08:09

Assessoria de Comunicação da Casa Civil Texto: Fhilipe Augusto Fotos: Carlos Gibaja

 

 


Em novo decreto, academias, cinemas, teatros e outros espaços poderão funcionar com 100% de sua capacidade, desde que solicitem o passaporte sanitário

O governador Camilo Santana anunciou, na tarde desta sexta-feira (26), as decisões tomadas pelo Comitê Científico de Combate à Pandemia de Covid-19 para o novo decreto estadual de enfrentamento à doença. O colegiado deliberou que ficam proibidos grandes eventos de Réveillon no Ceará. As festas poderão ser realizadas seguindo as diretrizes estabelecidas no último decreto, do dia 16 de novembro. O passaporte sanitário segue obrigatório, assim como as demais medidas de prevenção.

“Tomamos essa decisão por absoluta prudência, responsabilidade e respeito de forma prioritária à vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses. Estamos vencendo essa pandemia e não descansaremos enquanto não vacinarmos todos os cearenses”, ressaltou o governador, que, sobre a realização do Carnaval, afirmou que deverá ser discutido pelo Comitê em um momento posterior.


Realização do Carnaval de 2022 será discutida posteriormente pelo Comitê

Outra novidade do novo decreto é a respeito da ampliação da capacidade de ambientes que ainda possuem restrições, a exemplo de academias, cinemas, teatros e outros espaços. De acordo com Camilo Santana, esses estabelecimentos poderão operar com 100% de sua capacidade, desde que solicitem o passaporte sanitário de seus frequentadores.

O chefe do Executivo estadual disse, ainda, que a procura pela vacina aumentou bastante desde a implementação do passaporte sanitário, e ressaltou que os casos de internação, na maioria, são de pessoas ainda não imunizadas. “A grande maioria de pessoas que estão precisando de internação, seja em Enfermaria ou UTI [Unidade de Terapia Intensiva], são pessoas que não se vacinaram ou não tomaram as doses completas. Isso mostra a eficiência da vacina”.

Monitoramento

Como vem sendo feito desde o início da pandemia, o Governo do Ceará vem monitorando os números de casos e óbitos em todos os municípios cearenses. Segundo o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, houve aumento de casos em alguns municípios. “Esse aumento da positividade em alguns municípios significa que ainda existe circulação do vírus e isso deve aumentar mais ainda a nossa preocupação em aumentar a cobertura vacinal e das pessoas cumprirem os protocolos sanitários”, ponderou o gestor da pasta.


Ampliação da cobertura vacinal e respeito às medidas sanitárias são caminhos para combater a circulação do coronavírus

O Ceará já ultrapassou as 13 milhões de doses aplicadas, o que representa que mais de 74% das pessoas acima de 12 anos completaram o esquema vacinal, e 87,4% já tomaram a primeira dose. “A única forma que temos de superar essa pandemia e voltarmos à normalidade é todos se vacinando”, reforçou o governador.

Camilo Santana aproveitou, também, para lembrar às pessoas que já estão no tempo de receber a terceira dose da importância de buscarem o local de vacinação para o reforço. “É fundamental que as pessoas que já estão no tempo de tomar não deixem de ir”, disse.