Encerramento da 1ª Semana da Inovação discute experiências no combate à Covid-19

21 de outubro de 2021 - 14:56 # # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras Arte: Júlio Lopes

Encerra-se nesta sexta-feira, 22, a programação da 1ª Semana de Inovação do Ceará. Promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e as Universidades Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Urca) e do Vale do Acaraú (UVA), como Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), o evento tem como tema “Mecanismos de desenvolvimento regional”. Ao longo da semana, foram mais de 30 eventos oferecidos online gratuitamente pelos canais do Youtube das instituições.

O último dia de programação vai ser aberto pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, médico pneumointensivista e idealizador do capacete de respiração assistida Elmo. A partir das 8h30 ele comenta o tema Inovação e Covid-19: Experiências cearenses para o enfrentamento à pandemia. Participa ainda do painel a pesquisadora Maria Izabel Florindo Guedes, que atuou no desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, no Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Uece (LBBM). A mediação é da gestora de narrativas do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE, Clarisse Castro.

Na manhã desta sexta-feira, a partir das 10h30, a programação de encerramento segue com a “Oficina de Patentes: Princípios de Busca e Redação”. Ela é conduzida pelo Pesquisador em Propriedade Industrial, Fábio Barros, examinador de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Já à tarde, a partir das 16h, será realizada uma mesa redonda, “Encontro da REDENIT-CE”.  Os membros participantes da REDENIT se organizarão para dialogarem e debaterem sobre as principais dificuldades de atuação na área de transferência tecnológica, oportunidades de fomento, projetos futuros da rede e sua importância no Estado do Ceará. A mesa redonda será composta por diversos coordenadores de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará.

O evento

A 1ª Semana da Inovação do Ceará foi realizada em comemoração ao mês da inovação no Brasil. A programação apresentou eventos voltados para a área da propriedade intelectual, industrial, inovação social, indicação geográfica, Geopark e programas estaduais. A iniciativa teve o objetivo de apresentar o potencial das ICTs cearenses no que tange à pesquisa, inovação e ao desenvolvimento, articulando e divulgando diversas soluções inovadoras já idealizadas ou implementadas no Estado. A Semana contou ainda com o apoio da Careables.org, plataforma internacional que visa a distribuir dados abertos e inclusivos relacionados a cuidados em saúde aos cidadãos.

Toda a programação é realizada de forma virtual e gratuita por meio dos canais no YouTube das instituições participantes. As inscrições para emissão de certificados continuam abertas para os eventos restantes e são realizadas pela plataforma Sympla. Os eventos estão disponíveis nos canais do Youtube e podem ser acessados por quem desejar ver ou rever os workshops e palestras.

Encerramento da 1º Semana da Inovação no Ceará
Data: 22 de outubro de 2021
Local: canais do YouTube – ESP/CENIT/Uece e Nutec
Evento gratuito