Ceará recebe maior lote do imunizante da Pfizer para reforçar vacinação contra a Covid-19

19 de outubro de 2021 - 17:03 # # # #

Texto: Fátima Holanda (Assessoria de Comunicação da Sesa) | Foto: Divulgação


A remessa com mais de 278 mil doses vai ser usada para aplicação em adolescentes (D1) e adultos (D2)

No começo da tarde desta terça-feira (19), o Ceará recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid-19, com 278.460 doses da Pfizer/BioNtech. A quantidade deste imunizante é a maior que desembarcou no Estado até o momento. A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), vai ser usada para aplicação da primeira dose (D1) em adolescentes e para a segunda dose (D2) em adultos.

Após aterrissar no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, a carga foi encaminhada para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A distribuição dos imunobiológicos, que agora totalizam 13.747.968 doses – somando as enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e as 300 mil adquiridas por compra direta junto ao Instituto Butantan – , será feita de forma proporcional aos municípios cearenses. Até o momento, o Ceará entregou às 184 cidades o quantitativo de 13.053.417 doses (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen). O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Dose de reforço

O Ceará iniciou a aplicação da dose de reforço em todos os idosos a partir de 60 anos. Com o imunizante da Pfizer, a administração deve ocorrer somente seis meses após a última dose do esquema vacinal básico (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada anteriormente.

Dose adicional

Uma dose adicional foi incorporada ao esquema vacinal contra a Covid-19 de pessoas com alto grau de imunossupressão. A administração da dose deverá ser de 28 dias após segunda dose ou dose única, também independentemente do imunizante previamente aplicado.

Vacinômetro

Até as 17 horas de segunda-feira (18), o Ceará aplicou quase 11 milhões de doses. Com isso, 6,40 milhões de cearenses receberam a primeira dose (D1), enquanto 4,29 milhões tomaram a segunda dose (D2). A vacina da Janssen, de dose única, foi aplicada em 165 mil pessoas.

Em relação às doses de reforço e adicional, o estado cearense contabiliza 134.099 doses de reforço e 1.445 doses adicionais aplicadas. As informações constam no Vacinômetro da Sesa e são de responsabilidade dos municípios.