ESP, Nutec, UECE, URCA, UVA promovem a 1ª Semana da Inovação do Ceará

7 de outubro de 2021 - 15:49 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE, UECE e do Nutec Arte gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e as universidades Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Urca) e do Vale do Acaraú (UVA), como Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), unem-se para realizar a 1ª Semana de Inovação do Ceará, que terá como tema “Mecanismos de desenvolvimento regional”A iniciativa vai apresentar o potencial das ICTs cearenses no que tange à pesquisa, inovação e ao desenvolvimento, articulando e divulgando diversas soluções inovadoras já idealizadas ou implementadas no Estado.

A programação ocorrerá entre os dias 18 e 22 outubro de 2021, em comemoração ao mês da inovação no Brasil. Serão 31 eventos voltados para a área da propriedade intelectual, industrial, inovação social, indicação geográfica, Geopark e programas estaduais. A Semana conta com o apoio da Careables.org, plataforma internacional que visa a distribuir dados abertos e inclusivos relacionados a cuidados em saúde aos cidadãos.

“Vamos aprofundar o debate sobre os tipos de proteção existentes em cada ciência, sobre o que é desenvolvido nos ambientes acadêmicos que ultrapassa os muros das universidades e sobre as possibilidades futuras para a inovação no Estado”, explica o coordenador do evento, o cientista-chefe de Inovação do Ceará e docente da Uece, Samuel Façanha.

Toda a programação será realizada de forma virtual e gratuita por meio dos canais no YouTube das instituições participantesAs inscrições para emissão de certificados estão abertas e serão realizadas pela plataforma Sympla.

Berlim vai à Semana de Inovação do Ceará

Em preparação à 1ª Semana de Inovação, o pré-evento internacional Pontes para a Saúde será realizado no dia 14 de outubro, às 16h no horário de Brasília (19h no horário de Berlim). O painel on-line busca estabelecer um elo entre pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas da cidade alemã e do estado do Ceará sobre o tema “Open & Public Health”.

Os palestrantes de Berlim apresentarão suas realizações e desafios em cuidado e saúde, além das possibilidades de iniciativas de compartilhamento de recursos para futuras colaborações. Participam do evento Fadia Elgharib, da careables.org, Sebastian Jünemann, da cadus.org e Alina Weber e Flo Huss, da be-able.info. Haverá tradução simultânea.

1º Semana da Inovação no Ceará
Data: 18 a 22 de outubro de 2021
Local: canais do YouTube – ESP/CENIT/Uece e Nutec
Veja programação completa e inscreva-se