ESP/CE participa do II Congresso Nacional de Inovações em Saúde (Conais)

12 de julho de 2021 - 10:07 # # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), participou do II Congresso Nacional de Inovações em Saúde (Conais) neste domingo, 11. O evento, promovido pela Sociedade Cearense de Pesquisa e Inovações em Saúde (Socepis), discutiu o potencial transformador nas inovações e tecnologias em Saúde e teve como objetivo contribuir no desenvolvimento no âmbito de pesquisas e ensino relacionados à saúde.

A coordenadora do NIT, Alice Pequeno, destacou as ações governamentais desenvolvidas em âmbito estadual pautadas por indicadores epidemiológicos, ciência de dados e evidências científicas na conferência de encerramento que discutiu o novo fazer da saúde e impactos da pandemia. Ela destacou ações desenvolvidas pela ESP/CE e o movimento de se tornar Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), além das múltiplas ações na área de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, como o capacete de respiração assistida Elmo.

As necessidades para a saúde, educação e formação de profissionais, além da governança em saúde, também foram destacados pela gestora. A conferência também teve a participação do pesquisador em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fiocruz, Odorico Monteiro, e da epidemiologista e professora da Univerdade Federal do Espírito Santo (UFES), Ethel Maciel.

Sobre o evento

O II Conais foi voltado para alunos da graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pesquisadores da área da saúde e também para a comunidade científica com interesse nas temáticas ofertadas no evento, tendo como tema central “O pensar saúde frente os desafios atuais: o papel da pesquisa e da inovação”.