ESP/CE participa de sessão clínica sobre Elmo no Hospital de Messejana

25 de junho de 2021 - 11:58 # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras e Jéssica Fortes

Foto: Jéssica Fortes

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcantara, foi o convidado da Sessão Cardiopulmonar no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, na manhã desta sexta-feira, 25. A sessão reúne periodicamente cardiologistas, pneumologistas, fisioterapeutas e enfermeiros do hospital para discutir resultados clínicos. Além da palestra “Elmo além da Covid-19”, ministrada pelo superintendente da ESP e idealizador do Elmo, a médica pneumologista Isabella Matos falou sobre “Elmo na Covid-19: experiência no HM”.

O HM foi o primeiro hospital da rede de saúde do Ceará a receber o equipamento, em dezembro de 2020, após testes clínicos no Hospital Leonardo da Vinci (HLV), e atualmente mantém uma unidade Elmo, com 15 leitos para uso exclusivo do equipamento. “Fora a Itália, os outros países ainda estão aprendendo a usar esse capacete. E vocês estão deixando um legado com as vidas salvas”, afirmou Marcelo Alcantara.

Durante o encontro, foram atualizados alguns dos resultados do uso do equipamento na unidade. Quase 80% dos 195 pacientes que usaram o Elmo no HM de fevereiro a junho de 2021, recuperaram-se e voltaram para casa. Além disso, 66% dos pacientes que usaram o dispositivo não precisaram ser intubados.

Para Isabella Matos, a maior dificuldade na adaptação para o uso do Elmo foi a seleção dos pacientes: “Havia a insegurança da equipe que estava aprendendo. Mas nós treinamos, aprendemos e fomos melhorando a cada dia. A sensação de dispneia diminui, o conforto é maior. O Elmo comparado ao alto fluxo, deixa os pacientes mais confortáveis”, afirma a médica pneumologista.

O diretor-geral do HM, Daniel de Sousa, destacou a importância do trabalho em equipe: “Foi um desafio, mas com todos pensando da mesma forma e motivados em cuidar, os resultados não poderiam ser diferentes. 300 pessoas foram formadas e treinadas no time Elmo do HM”.

Foto: Jéssica Fortes

Redução de intubações

O capacete Elmo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade. A proposta de criar um capacete nasceu no início de abril. A iniciativa uniu ciência, tecnologia e inovação, um dos valores da Sesa. Ao todo, nove protótipos foram sugeridos e testados em voluntários no Laboratório Elmo, implantado na Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER).

O projeto foi abraçado pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec. Saiba mais sobre o elmo no site próprio.