Ampliares deve abrir novas vagas de Residência em Medicina Intensiva em julho

25 de junho de 2021 - 14:31 # # # # #

O Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde –  deve abrir novas vagas de Residência em Medicina Intensiva ainda neste mês de julho. O processo seletivo, que acontece periodicamente ao final de cada ano, vai ser criado em caráter excepcional, considerando o atual cenário da pandemia pela Covid-19. O quadro aumentou o perfil epidemiológico das UTIs do País e causa impacto direto na saúde pública.

O número de vagas e o período de seleção ainda vai ser divulgado. Um aviso sobre o possível processo seletivo foi publicado no site da seleção. A nota reforça que há ainda um baixo número de médicos intensivistas para o atendimento dos pacientes que precisaram de internações durante a pandemia, por isso a necessidade de incentivo à formação profissional na área.

As vagas ofertadas pela Escola de Saúde Pública (ESP/CE) serão divididas pelas unidades de saúde da capital e do interior do estado.

Foto: Divulgação/ESP

Ampliares

O Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde – tem a meta de capacitar residentes em saúde no Estado e alcançar cobertura das cinco regiões de Saúde do Ceará. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). A ideia é fortalecer a rede de atenção, de acordo com as necessidades regionais, por meio da qualificação da formação de profissionais residentes. Atualmente, as vagas em residência médica são distribuídas em oito municípios: Sobral, Juazeiro, Barbalha, Iguatu, Quixeramobim, Caucaia, Itapipoca e Fortaleza.

Enquanto programa de residência médica, o Ampliares funciona como um treinamento em serviço. A iniciativa engloba especialidades como Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade (MFC), Psiquiatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva e Cardiologia. Boa parte das atividades práticas são desenvolvidas no próprio serviço. Os residentes são acompanhados por um grupo de supervisores e preceptores também orientados pela ESP/CE.