Paciente recuperado de Covid-19 escreve livro sobre período de internação no HSJ

17 de junho de 2021 - 12:56 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ Texto: Diego Sombra

Leonardo começou a escrever o livro após receber alta do Hospital São José. FOTO: Diego Sombra

Enfrentar a Covid-19 foi, sem dúvidas, um dos maiores desafios na vida de Leonardo Gurgel Pinto Dias. Após ser diagnosticado com a doença, o educador físico de 46 anos deu entrada no Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), onde passou 20 dias internado. A recuperação trouxe, além de alívio e felicidade, uma ideia: relatar as experiências vividas na unidade hospitalar em um livro.

Dias, que recebeu alta em 26 de março deste ano, deu início ao processo de escrita ao retornar para casa. Ao todo, foram cerca de duas semanas dedicadas ao livro, intitulado Leito 61 – Um Relato dos Meus 20 dias de InternaçãoA publicação traz um histórico sobre o aparecimento dos sintomas e desafios da hospitalização, além de compartilhar medos e angústias do paciente.

“Você ser internado com 46 anos, com família constituída, é muito difícil. Naquela hora, você não sabe como vai ser”, conta o educador, que, como medida de prevenção à Covid-19, não pôde receber visitas da família durante parte da hospitalização. “Exatamente no 10º dia, no finalzinho da tarde, uma das técnicas estava trocando o meu acesso quando, de repente, um rosto muito conhecido apareceu detrás da porta: [era] minha esposa. Eu não aguentei e chorei. A técnica se afastou, nos dando aquele momento”, relatou em um dos trechos.

Leonardo ao lado da filha Laís, de sete anos, e da esposa Emília Guimarães. FOTO: Diego Sombra

Apesar de sofrer com a distância do marido, Emília Guimarães relembra com carinho o apoio da equipe do hospital. “O atendimento humano sempre foi muito conformador. Mesmo estando muito fragilizada, o Serviço Social me ajudou muito no momento da internação dele. Eu sempre me senti muito acolhida”, diz

Agradecimento

Pai de duas filhas, Dias dedicou um dos capítulos do livro à fisioterapeuta Ivone Lima, que monitorou o paciente durante o uso do capacete Elmo, equipamento de respiração artificial não invasivo. Segundo ela, o aparelho foi fundamental para evitar a intubação do paciente. “O Leonardo seria uma provável indicação de intubação, mas a equipe médica, em conjunto com a Fisioterapia, decidiu dar continuidade à Elmoterapia e reavaliar o quadro de saúde durante 24h. No dia seguinte, ele já apresentou uma melhora clínica significativa. Com isso, percebemos que ele foi evoluindo aos poucos e que não havia mais necessidade de intubação”, explica Ivone, também coordenadora de Fisioterapia da Unidade C.

Leonardo recebeu alta do Hospital São José no dia 26 de março. FOTO: Arquivo pessoal

O educador físico também menciona no livro profissionais de outras categorias, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros funcionários. “Agradeço demais a atenção que me foi dada por cada um dos profissionais que me atenderam, seja na hidratação, na alimentação, na arrumação da cama, nos banhos, na colocação das fraldas, na realização dos exames de sangue, troca de acesso, na aplicação dos medicamentos, na Fisioterapia”, escreve no livro.

Agora recuperado, ele revela o desejo de continuar escrevendo e, no futuro, abrir uma livraria. “O meu objetivo é ficar rodeado de livros. Uma das minhas metas é abrir uma livraria e, no futuro, ajudar pessoas por meio dos livros”, diz ele.