Equipe idealizadora do Elmo recebe reconhecimento na Câmara Municipal de Fortaleza

17 de junho de 2021 - 09:16 # # # #

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, Marcelo Alcantara, recebeu nesta quarta-feira (16), requerimento enviado pela vereadora Larissa Gaspar (PT) em reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido pela equipe que atuou no desenvolvimento do Capacete Elmo, que auxilia pacientes com Covid-19.

O documento foi aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza e presta homenagem à equipe responsável pelo desenvolvimento do capacete Elmo, destacando o trabalho e papel de todos os pesquisadores e profissionais da saúde cearenses que participaram do projeto.

Dezenas de profissionais, entre gestores, médico, fisioterapeutas, engenheiros clínicos e civis, entre outros, estiveram na equipe de desenvolvimento do equipamento, fruto de uma força-tarefa envolvendo Governo do Ceará atráves da  ESP/CE, Secretaria da Saúde do Ceará e Funcap, em parceria com Fiec/Senai, UFC, Unifor, ISGH e Esmaltec.

O Elmo tem reduzido entre 60% e 65% a necessidade de intubação de pacientes com insuficiência respiratória devido a complicações da Covid-19. De acordo com dados coletados nas unidades públicas de saúde do Estado, quase três mil cearenses já foram tratados nos últimos 6 meses com o equipamento não invasivo, que já chegou a 23 estados do Brasil.