Preparação de profissionais de saúde para uso do capacete Elmo é tema do Papo SUS na ESP

12 de abril de 2021 - 11:48 # # # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes


Com mais de 800 profissionais de saúde capacitados, os treinamentos para uso e manejo clínico do capacete Elmo têm sido o elo que consolidou a inovação em saúde e o cuidado ao paciente em meio à pandemia de Covid-19. O Papo SUS, série de lives promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), vai discutir o desenvolvimento das capacitações profissionais do dispositivo. A transmissão será nesta terça (13), a partir das 19h, no Instagram @espceara.

“Proporcionamos cenários clínicos no treinamento com o máximo possível da realidade que eles vão se deparar nas unidades. Para o uso e manejo adequado do equipamento, os profissionais acompanham as indicações do instrutor e já praticam a aplicação do dispositivo para fixar os conceitos durante as capacitações, que são requisito para utilização nos serviços de saúde”, destaca Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação Realística da ESP, espaço onde são realizadas as formações, e um dos convidados da live.

A instrutora dos treinamentos da ESP/CE e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Porto, Andrea Braide, também participa da transmissão ao vivo. “Os profissionais são ávidos de conhecimento, querendo conhecer melhor o capacete Elmo, as suas indicações e ansiosos por usá-lo”, conta a convidada, que também é facilitadora dos treinamentos itinerantes, como os já realizados em Juazeiro do Norte, no interior cearense, e Uberlândia, em Minas Gerais.

Formações

As capacitações para uso do Elmo são realizadas em ambiente simulado de um leito hospitalar, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas. O instrutor demonstra as habilidades a serem desenvolvidas em cada estação para, em seguida, os profissionais em treinamento praticarem, sob supervisão, a aplicabilidade do capacete.

Transmissões

A ideia do Papo SUS é destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão. As lives são conduzidas pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes. As transmissões ao vivo ocorrem quinzenalmente, sempre às terças-feiras.

Papo SUS

Tema: Capacete Elmo – treinamento de profissionais de saúde para salvar vidas
Quando: terça-feira (13), às 19h
Convidados: Rafael Dantas (gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE) e Andrea Braide (instrutora da ESP/CE e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Porto)
Acesse em instagram.com/espceara