ESP/CE realiza, em Sobral, treinamento para uso do capacete Elmo

1 de março de 2021 - 16:44 # # # # #

Repórteres: Jackson de Moura (Ascom ESP/CE) e Teresa Fernandes (Ascom HRN) Fotos: Teresa Fernandes

Para expandir a utilização do capacete Elmo na região Norte do Ceará, a Escola de Saúde Pública iniciou nesta segunda-feira, 1º, em Sobral, uma série de capacitações de profissionais de saúde para uso do dispositivo em pacientes. Os treinamentos ocorrem no Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Ao longo desta semana, participam dos treinamentos enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e engenheiros clínicos do HRN, referência para casos de média e alta complexidade da Covid-19 da região, da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, da Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24h de Sobral e do Hospital de Campanha Dr. Alves.

“Esses profissionais capacitados serão multiplicadores nos serviços”, explica a instrutora da ESP/CE, Ingrid Sá, uma das profissionais cearenses que foi voluntária na série de capacitações do tipo em Manaus, no mês passado. A formação contempla a discussão teórica em que são apresentadas as indicações e contra-indicações do uso do capacete além de um treinamento prático de montagem, aplicação no paciente e desinfecção.

Com o apoio do ISGH, os treinamentos seguem ao longo da semana. A ideia é capacitar pelo menos 64 profissionais da região. Na semana passada, a ESP/CE capacitou 86 profissionais de saúde da região do Cariri.

Formações

As capacitações para uso do capacete Elmo são realizadas em ambiente simulado de um leito hospitalar, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas. Dividida em etapas, as formações contemplam a discussão de conteúdo teórico sobre o funcionamento do Elmo, apresentado por um instrutor, a aplicação do aparelho e as habilidades que os profissionais precisam desenvolver, além da experiência prática do manejo do equipamento.

Nesta fase, o treinamento é dividido em estações de habilidades com um passo-a-passo do uso que envolve a montagem, utilização no paciente simulado – representado por um ator -, desmontagem e desinfecção do dispositivo. O instrutor demonstra as habilidades a serem desenvolvidas em cada estação para, em seguida, os profissionais em treinamento praticarem, sob supervisão, a aplicabilidade do Elmo.

Gestores podem buscar informações sobre capacitação de profissionais para unidades de saúde da rede pública por meio do e-mail treinamentoelmo@gmail.com. Para a rede privada, o contato é comercial@esp.ce.gov.br.

No momento, a ESP/CE prepara o treinamento de habilidades do capacete Elmo na modalidade à distância e com suporte online para atender unidades de saúde do interior do Ceará e de outros Estados.

Força-tarefa

O projeto do equipamento foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.