O papel do SUS é o tema do Papo Saúde na ESP desta terça-feira, 4

3 de agosto de 2020 - 14:24 #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes

Por que precisamos do SUS? Essa pergunta será o ponto de partida da conversa do Papo Saúde na ESP desta terça-feira, 4. A transmissão começa às 19h no perfil do instagram da Escola de Saúde Pública do Ceará (@espceara), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A live encerra as atividades de comemorações do aniversário de 27 anos da Escola, celebrado no último dia 22 de julho.

O convidado é o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara. Médico pneumologista e intensivista, está desde outubro de 2019 no cargo e à frente de ações de combate à pandemia do coronavírus, como a coordenação técnica da Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) e idealização e testes do Elmo, capacete de respiração assistida para tratamento de casos de Covid-19.

“Desde a criação do SUS, cada brasileiro nasce com um plano de saúde, podemos assim considerar. Foi esse sistema de saúde o responsável por amortecer o cenário previsto por pesquisadores e autoridades sanitárias no início da pandemia de Covid-19 no Brasil e dar tempo aos governos para traçarem e executarem os planos de enfrentamento à enfermidade”, explica.

A abordagem da live, sob condução da supervisora do Centro de Extensão da Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, transcenderá a abordagem do novo coronavírus, e mostrará como o SUS contribuiu para a evolução da política de saúde brasileira, a atenção integral à saúde para além dos cuidados assistenciais e um paralelo com outros sistemas de saúde do mundo.

Transmissões

O Papo Saúde na ESP tem como intuito, por meio de lives no Instagram, discutir diversos temas ligados à saúde e bem-estar em tempos de Covid-19. Para isso são convidados especialistas de várias áreas para compartilhar dicas, histórias e especialmente boas práticas no cuidado à saúde.

A proposta é também contar com a interação dos usuários através dos comentários, que podem esclarecer dúvidas e sugerir futuros temas. As transmissões ao vivo ocorrem quinzenalmente no @espceara.

Papo Saúde na ESP
Tema: Por que precisamos do SUS?
Quando: terça-feira, 4 de agosto
Horário: 19 horas
Acesse em instagram.com/espceara