Abertas as inscrições para o curso sobre prevenção e controle de infecções

24 de julho de 2020 - 10:01 # # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (SESA), está com inscrições abertas para o curso “Prevenção e Controle de Infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (Covid-19)”. A iniciativa é voltada para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais da vigilância epidemiológica que atuam na rede pública e privada de saúde com foco na prevenção e controle de infecções considerando os contextos das pandemias. As inscrições podem ser feitas no site da ESP/CE.

Realizado de forma totalmente online e gratuita, a formação é fruto de parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por meio da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O curso tem como meta fornecer informações sobre como os serviços de saúde podem responder prontamente no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Todas as aulas serão disponibilizadas em breve na plataforma da ESP Virtual e no aplicativo iSUS, da ESP/CE.

Abordagens e competências

Com carga horária total de 10 horas/aula, a capacitação é dividida em três módulos compostos por videoaulas. Entre as abordagens destacam-se a prevenção e o controle de infecções, a epidemiologia do novo coronavírus e as precauções relacionadas ao contato e recomendações específicas para a Covid-19.

As aulas serão ministradas pela assessora técnica da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), Sarah Mendes D’Angelo, e pela coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza , Lucianna Auxi da Costa.

Ao fim da formação, os participantes deverão definir “Prevenção e Controle de Infecções” (PCI), descrever a atual situação epidemiológica do Covid-19, com definições de casos e sinais/sintomas; e estabelecer e implementar medidas complementares de prevenção e controle da infecção para colaborar na preparação geral do serviço de saúde.

Referência

O curso foi estruturado nos materiais e diretrizes adotadas pela OPAS, sendo uma versão em português da produção realizada pela OPAS Brasil a partir da formação disponível na OpenWHO, plataforma interativa e baseada na web da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Serviço
Curso “Prevenção e Controle de Infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (Covid-19)”
Inscrições no site da ESP/CE
Aulas disponíveis na ESP Virtual e aplicativo iSUS em breve