ESP participa de live sobre inovação e ciência de dados

23 de julho de 2020 - 18:36 #

Repórter: Jackson de Moura

A inovação nas políticas de saúde foi o tema central da edição desta quinta-feira, 23, do projeto Diálogos Online, série semanal de lives realizada pela Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace. Convidado da transmissão, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou que “inteligência, inovação e ciência de dados têm sido essenciais no enfrentamento à Covid-19”.

Durante a live, sob mediação do gestor educacional da Unipace, Eduardo Neto Moreira, foram apresentadas ações desenvolvidas pela ESP durante a pandemia. O Elmo, capacete de respiração assistida que virou destaque nacional pela promessa de tratamento auxiliar em casos de infecção pelo novo coronavírus, foi citado como exemplo de inovação no Ceará.

Produzido em força-tarefa público-privada, o equipamento é prova de que o investimento em inovação pode resultar na redução de custos e melhor funcionamento do sistema de saúde. A partir disso, Marcelo Alcantara lembrou o exemplo da Alemanha, um dos países da Europa menos atingidos pela Covid-19. “Isso evidencia o quanto Alemanha é um país extremamente forte na ciência, tecnologia e educação”, afirmou.

A atuação do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec) também foi lembrada. Estruturado na ESP/CE pelo cientista-chefe do Governo do Estado, José Xavier Neto, o Centro tem ajudado a entender o movimento da Covid-19 no Ceará. “A ciência de dados é essencial para entender o comportamento das doenças e traçar estratégias e políticas de saúde”, disse Alcantara.

Capacitações

O projeto Diálogos Online abordou ainda o papel desempenhado pela Escola de Saúde Pública do Ceará na capacitação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19.

O superintendente explicou que as formações foram definidas de acordo com as competências necessárias a serem desempenhadas pelos profissionais e que resultariam no melhor cuidado a pacientes. Diante do pouco número de intensivistas no Estado, ele disse que a ESP formatou em tempo recorde um curso na modalidade a distância sobre ventilação mecânica, utilizada em casos graves da doença.

Ele também lembrou os treinamentos presenciais sobre intubação realizados na sede da Escola e também nos hospitais, que qualificaram mais de mil profissionais no início da pandemia. “É fundamental ter um olhar cuidadoso sobre que perfil de profissionais de saúde queremos que atendam a população. Com base nisso, a Escola de Saúde Pública tem desenvolvido as qualificações”, explicou.

A ESP/CE também foi responsável pelo desenvolvimento do protocolo estadual de atendimentos a pacientes com Covid-19. Baseado em evidências científicas, o documento fez do Estado do Ceará um dos primeiros do país a recomendarem o uso de corticoide no tratamento.

SUS e Covid-19

O papel do Sistema Único de Saúde (SUS) também foi o centro das discussões. Para Marcelo Alcantara, o SUS “amorteceu os impactos da doença no Brasil” e permitiu que os Estados se organizassem de forma estratégica para o enfrentamento da pandemia.

Ele também salientou o esforço coordenado no Estado do Ceará neste período, com transparência de dados, inovação no processo, agilidade na tomada de decisões e parcerias. “A mortalidade poderia ser muito maior se não houvesse um enfrentamento coordenado como o próprio SUS prevê. A gente observa o diálogo entre o Governo do Ceará e prefeitos, a exemplo de Fortaleza, que tem clara redução de casos de Covid-19 neste momento”, salientou.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE