Roda de conversa digital discute saúde mental nesta quinta-feira, 9

8 de julho de 2020 - 18:22 # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte: Ascom/SDA

O agravamento da pandemia do novo coronavírus no interior do estado e o isolamento social alteram a rotina das pessoas da cidade e do campo, afetando o bem-estar e a saúde mental. Por isso, a série de rodas de conversa digitais sobre a pandemia do novo coronavírus e aspectos ligados a comunidades rurais tem como tema, esta semana, “Saúde Mental no Semiárido em Tempos de Covid-19”. A iniciativa faz parte do projeto Projeto Paulo Freire + Saúde em Rodas de Conversa, uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). A transmissão ocorrerá nesta quinta-feira, 9, às 15h, no facebook da SDA.

A conversa será entre o professor e presidente da Associação Comunitária da Comunidade Cachoeira de Pires Ferreira, Hélio Pereira; a psicóloga clínica e mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Luana Mourão; e a terapeuta com formação em Farmácia Viva com ênfase em ervas medicinais, Isabel Rodrigues. A mediação será feita pela enfermeira e mestre em Saúde Pública, Ana Luísa Almeida Melo, representando a ESP/CE.

RODAS DE CONVERSA DIGITAIS

A proposta das rodas de conversa é promover espaços de trocas de saberes populares e científicos, aproximando de forma contextualizada temas relacionados às linhas de atuação do Projeto Paulo Freire, executado pela SDA, e a Covid-19, especialmente para público beneficiário do PPF. A ideia é buscar alternativas para a melhoria da qualidade de vida, durante e pós-pandemia do novo coronavírus.

A ação, parceria da ESP/CE e SDA, conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

PPF

O Projeto Paulo Freire tem como meta reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares em condições de extrema pobreza e pobreza em comunidades rurais cearenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.

Projeto Paulo Freire + Saúde em Rodas de Conversa (digitais)
Tema: Saúde Mental no Semiárido em Tempos de Covid-19
Quando: quinta-feira, 9 de julho