Tratamento de casos pós-Covid-19 está entre os destaques das webconferências desta semana

7 de julho de 2020 - 17:51 # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes

Diversas temáticas inseridas no contexto na pandemia da Covid-19 serão abordadas nas webconferências desta semana realizadas pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado.

As transmissões dão suporte à atuação dos profissionais de saúde da rede pública estadual e ocorrem em horários diversos no canal do YouTube da ESP de quarta, 8, até sexta-feira, 10.

Os possíveis benefícios no tratamento de Covid-19 a partir da corticoterapia e tocilizumabe, droga utilizada nos casos de artrite reumatoide estão entre as abordagens.

Outras novidades do tratamento de casos do novo coronavírus e como deve ser encarada a continuidade dos sintomas em pacientes considerados curados também serão discutidos. Essas duas últimas abordagens fazem a programação online do Encontro Locorregional 2020 do Programa Mais Médicos Brasil, parceria da ESP/CE e do Núcleo de Tecnologias em Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC).

Confira a agenda da semana de webconferências

Sistemas de informação em saúde mental: a importância de registrar nossas ações
Quando: quarta-feira, 8 de julho,
Horário: 13h30
Público-alvo: gestores e trabalhadores da RAPS Ceará
Mediadora: Málbia Rolim (terapeuta ocupacional, assessora técnica da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde da SESA e especialista em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde Pública e Privada – CEQUALE)
Facilitadores:
-Francisca Verônica Moraes de Oliveira (enfermeira, coordenadora da Regional de Saúde de Caucaia/SRFOR/SEADE/SESA, especialista em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde Pública e Privada – CEQUALE e mestre em saúde da Família – UFC /RENASF/ FIOCRUZ)
– Carolina de Lourdes Gomes da Silva (Psicóloga, Coordenadora do Caps de Pacajus-Ce e Psicóloga do Oncocenter Santa Casa e Especialista em em Psicopatologia Clínica pela UNIP)
– Eça da Silva Canto Junior (terapeuta ocupacional, auditor em Saúde São Gonçalo do Amarante e Paraipaba, supervisor clínico institucional em Itapipoca)

Tocilizumabe e corticoterapia: possíveis benefícios no tratamento da Covid-19
Quando: quarta-feira, 8 de julho
Horário: 19h30
Facilitador: Kristophersson Lustosa (reumatologista do Hospital Universitário Walter Cantídio/ Hospital Geral Dr. Waldermar Alcântara)
Mediador: Keny Colares (infectologista do Hospital São José)

Conexão Saúde: diálogos para o enfrentamento da pandemia por Covid-19
Tema: Cuidado Emocional frente ao Isolamento Social: luto e retomada das atividades
Quando: quinta-feira, 09 de julho
Horário: 15h
Facilitadora: Alessandra Xavier (psicóloga, psicanalista, professora fundadora do curso de psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Santiago-Espanha)
Mediadora: Adriana DallOlio (coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Infantil da ESP/CE)

Desmame da Ventilação Mecânica
Quando: quinta-feira, 9 de julho
Horário: 19h30
Facilitadoras:
– Isabela Mattos (pneumologista, intensivista do Hospital Universitário Walter Cantídio/ Hospital Geral Dr. Waldermar Alcântara/ Hospital de Messejana)
– Betina Santos Tomaz (fisioterapeuta, terapia intensiva – HGF/Hospital Leonardo da Vinci)

Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos – parceria ESP/CE e UFC/NESC/NUTEDS
Quando: sexta-feira, 10 de julho
Horário: 9h
Paineis:
– Acompanhamento de pacientes pós-Covid-19 – Dr. Keny Colares (médico infectologista do Hospital São José)
– Organização da APS para enfrentamento da Covid 19: a experiência de Icapuí – Reginaldo Alves (secretário de saúde de Icapuí)
– O que há de novo no tratamento da Covid-19 – Dra. Lisandra Serra (médica intensivista do Hospital São José e docente da UFC)

Acesse as webconferências em youtube.com/espceara