Simpósio online discute desigualdade e ciência em tempos de pandemia de Covid-19

3 de julho de 2020 - 17:40 #

Texto: Daniel Araújo | Arte gráfica: Deborah Muniz

A pandemia do novo coronavírus provoca mudanças significativas na vida da população e os impactos na sociedade são dimensionados aos poucos. Para que as opiniões especializadas de cientistas e pesquisadores ajudem a entender o atual cenário, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, realiza o Simpósio Pandemia, Desigualdade e Ciência na próxima quarta-feira, 8, a partir de 10h, totalmente online.

Alusivo ao Dia Nacional da Ciência, celebrado na data, o evento é fruto de parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A transmissão será pelo canal do YouTube da ESP/CE.

O simpósio contará com mesa-redonda composta pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara; o cientista-chefe da Saúde do Governo do Estado, coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (CISEC) e secretário regional da SBPC, José Xavier Neto; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno; a diretora da SBPC, Cláudia Linhares; o secretário regional da SBPC, Armenio dos Santos; o presidente da Fundação ASTEF, José Barros Neto; e o diretor do campus da Universidade Federal do Ceará, Lindberg Gonçalves.

O simpósio ainda será marcado pela celebração de aniversário de 72 anos de atuação da SBPC em defesa da ciência brasileira e pela assinatura de convênio entre Fundação ASTEF e SBPC para intensificar a divulgação de produtos acadêmicos e tecnológicos para a educação.

“Devemos entrar no ciclo virtuoso no qual universidade e setores tecnológicos caminhem em maior proximidade com a sociedade para vencer desafios, respeitando a vocação da universidade para pesquisa e aproveitando os diversos talentos que contribuam para melhorar com os setores da tecnologia e inovação”, comenta José Xavier Neto sobre o convênio.

Simpósio online Pandemia, Desigualdade e Ciência

Quando: quarta-feira, 8 de julho