Orientações sobre diagnósticos e APS em Portugal estão entre os destaques das webconferências desta semana

22 de junho de 2020 - 18:15 # # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, terá esta semana discussões de temas variados no contexto da pandemia do novo coronavírus em webconferências voltadas para a população e profissionais de saúde. Com especialistas do Ceará e de fora do país, as transmissões são realizadas a partir desta terça-feira, 23, no canal do YouTube da ESP/CE.

Entre os destaques estão as três webs desta terça. Uma delas terá orientações sobre testes diagnósticos para Covid-19, a partir de 9h, com a coordenadora da Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza-feira, Lucianna Auxi Costa, e o idealizador do canal do YouTube Papo de Jaleco, Caio Roberto Salvino. Às 14h, entram em pauta os trabalhos e o sistema do Programa de Controle da Esquistossomose com especialistas da área. Já a partir de 19h30, o infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas e professor da Universidade de Fortaleza, Keny Colares, falará sobre corticoides e imunomodulação na Covid-19.

Na quarta-feira, 24, a experiência da Atenção Primária à Saúde em Portugal é destaque das discussões, às 9h30. Para traçar o panorama do enfrentamento à Covid-19 da realidade portuguesa foram convidados o médico de Família em Lisboa, André Rosa Biscaia, doutor em Saúde Internacional pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Epidemiologia Prática pela Faculdade de Medicina de Lisboa; e o médico de Saúde Pública em Porto, João Paulo Magalhães, mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e vice-coordenador do Plano Local de Saúde do Porto Oriental 2017-2020.

As evidências científicas no período de pandemia é o tema central de quinta-feira, 25, às 10. A facilitadora será Benedita Menezes, profissional de tecnologia e recursos de informação com experiência na área de saúde e setor farmacêutico, sob moderação da doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e assistente técnica da ESP/CE, Alice Pequeno.

Confira a agenda da semana de webconferências

Orientação sobre testes diagnósticos para Covid-19
Quando: terça-feira, 23 de junho
Horário: 9h
Facilitadores:
– Lucianna Auxi Costa (infectologista; mestre em Ciências Médicas e doutoranda em Biotecnologia; coordenadora da Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza; colaboradora de notas técnicas da ANVISA).
– Caio Roberto Salvino (farmacêutico-bioquímico; microbiologista clínico; doutorando em Saúde Pública pela UCES – Buenos Aires/AR; membro e especialista pela Sociedade Brasileira de Análises Clinicas (SBAC); diretor presidente dos Laboratórios Saldanha e Prontolab Urgência e Emergência – Lages/SC; fundador e diretor executivo Imersão Consultores Associados; idealizador e apresentador do Canal Papo de Jaleco – YouTube).

Orientações sobre os trabalhos e o sistema do Programa de Controle da Esquistossomose em 2020
Quando: terça-feira, 23 de junho
Horário: 14h
Facilitadores:
– Vívian da Silva Gomes (bióloga CRBio Nº59.952/05-D; doutoranda em Saúde Pública pela UFC; assessora técnica responsável pelo Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose (PCE) e Programa de Vigilância e Controle do Tracoma – PVCT/SESA/SEVIR/COVEP/CEVEP).
– Carla Vasconcelos Freitas (bióloga CRBio: 114.041/05-D; assessora técnica do Programade Vigilância e Controle da Esquistossomose (PCE) e Programa de Vigilância e Controle do Tracoma – PVCT/SESA/SEVIR/COVEP/CEVEP).

Corticoides e imunomodulação na Covid -19
Quando: terça-feira, 23 de junho
Horário: 19h30
Facilitador: Keny Colares (infectologista do Hospital São José Doenças Infecciosas, professor da Universidade de Fortaleza – Unifor).

Covid-19: a experiência da APS em Portugal
Quando: quarta-feira, 24 de junho
Horário: 9h30
Facilitadores:
– André Rosa Biscaia (médico de Família em Lisboa; doutor em Saúde Internacional pela Universidade Nova de Lisboa; pós-graduado em Epidemiologia Prática pela Faculdade de Medicina de Lisboa).
– João Paulo Moreira Magalhães (médico de Saúde Pública em Porto; mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; vice-coordenador do Plano Local de Saúde do Porto Oriental 2017-2020).

Importância das Evidências Científicas em Tempos de Pandemia de Covid-19
Quando: quinta-feira, 25 de junho
horário: 10h
Facilitadora: Benedita Menezes (EBSCO Health Implementation Manager; profissional de tecnologia e recursos de informação com experiência na área de saúde e setor farmacêutico; atualmente trabalha com gestora de implementação médica para a Europa Latina, Israel e América Latina; tem experiência vasta de trabalho em outros países da Europa, com conhecimento dos diferentes sistemas de saúde).
Moderadora: Alice Pequeno (doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; assistente técnica da Escola de Saúde Pública do Ceará).

Ventilação em posição prona: indicações e estratégias para execução
Quando: quinta-feira, 25 de junho
Horário: 10h
Facilitadores:
– Manuella Meireles Pereira (médica intensivista CRM 15.271; residência em Clínica Médica pelo Hospital Heliopolis – SP; residência em Pneumologia pelo Hospital de Messejana – CE)
Cristiano Teles de Sousa (fisioterapeuta intensivista; doutor em Farmacologia pela UFC; coordenador da Fisioterapia do Hospital Municipal Dr. João Elisio de Holanda – UTI Unidade Covid-19; fisioterapeuta do Hospital Leonardo da Vinci)

Atualização no Manejo do Choque
Quando: sexta-feira, 26 de junho
Horário: 10h
Facilitador: Marcelo Lopes (médico intensivista do Hospital Geral de Fortaleza e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)

Acesse as webconferências em youtube.com/espceara