TeleUTI amplia atendimento e passa a funcionar 24h durante a semana

26 de maio de 2020 - 17:46 # # # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

O projeto de Telemedicina agora passa a se chamar TeleUTI e vai funcionar 24 horas por dia, de segundo a sexta-feira. Aos sábados e domingos, o horário será das 8h às 17h. Lançado há um mês, o serviço foi criado pelo Governo do Ceará e é realizado em parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). O objetivo da iniciativa é dar suporte a médicos que atuam no enfrentamento à Covid-19 em unidades da rede estadual.

Entre os dias 15 de abril e 15 de maio, o TeleUTI realizou 232 atendimentos. Atualmente, o serviço conta com seis médicos especialistas em pneumologia, terapia intensiva e infectologia, que oferecem apoio a médicos de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de UTIs dos hospitais da rede estadual.

Os profissionais discutem protocolos específicos para Covid-19, parâmetros ventilatórios e medidas para o cuidado adequado dos pacientes. As equipes foram treinadas para o serviço e trabalham de forma remota. O atendimento é feito via aplicativos de mensagens, ligações e videoconferências. O número para contato é (85) 98439 0220.

O assessor de Desenvolvimento Institucional da ESP/CE, Francisco Fontenele Bezerra, explica que o programa tem como finalidade a expansão e a melhoria da rede de serviços de saúde. “Bem como a sua interação com os demais níveis de atenção, fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS por meio de teleconsultorias, telediagnóstico, telemonitoramento, telerregulação e teleducação”, afirma.

A médica Catherine Frota é uma das coordenadoras do Tele-UTI e também realiza atendimento como consultora no projeto. “Discutimos casos e tiramos dúvidas quanto à melhor abordagem terapêutica do doente crítico. Isso envolve discussão sobre hemodinâmica, ventilação mecânica e tratamentos específicos”, pontua.

Do mesmo modo que Chaterine, a médica Manuella Meireles faz parte da coordenação dos médicos em serviço. “O projeto tem um grande potencial de ajudar através de um atendimento direcionado e especializado, podendo atingir os lugares mais remotos e melhorando o suporte e o cuidado aos doentes”, destaca Chaterine.