ESP/CE participa de reunião do Governo do Estado com prefeitos para reforçar a importância da atenção primária no combate ao coronavírus

22 de maio de 2020 - 15:06 # # # #

Ascom Casa Civil - Texto e Fotos

Camilo Santana participou de encontro virtual com 120 gestores municipais e ressaltou a importância das medidas de isolamento social

O governador Camilo Santana se reuniu nesta sexta-feira (22) com 120 prefeitos cearenses para alinhar as ações de combate ao conoravírus em todo o estado. Durante o encontro virtual, que contou com a presença do secretário da Saúde, dr. Cabeto, e do superintendente da Escola de Saúde Pública (ESP), Marcelo Alcântara, o governador apresentou os índices da pandemia em todas as regiões e reforçou a importância do isolamento social e da utilização da atenção básica da saúde no enfrentamento à pandemia.

“Tivemos uma medida importante que foi implementada como protocolo novo, que é o trabalho da atenção primária. Muitos municípios estão fazendo, mas precisamos intensificar, que é a identificação da busca ativa, dos grupos de risco, com a visita de agentes comunitários. Importante que os municípios implementem o protocolo orientado pela Secretaria da Saúde. Isso vai nos permitir uma segurança importante para evitar o agravamento dos casos e evitar que o paciente precise de um leito hospitalar de enfermaria ou de UTI”, citou Camilo Santana.

O governador comentou, ainda, sobre a importância do isolamento social e das medidas mais restritivas para os municípios com maior incidência de casos. “A Sesa elaborou recomendações, definiu critérios e já está conversando com os prefeitos para que aqueles municípios que tenham uma incidência muito alta façam algumas medidas mais restritivas. Coloco o Estado para apoiar essas medidas no que for necessário. Também estamos recomendando aos municípios que têm pequena incidência ou ainda não tenham casos confirmados, que façam o controle com barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades”, disse Camilo.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou aos gestores sobre a experiência da capital com relação às medidas de distanciamento social. “Quanto maior o isolamento social na cidade, menor é a ocorrência de novos casos. Os bairros que não aderiram aqui tiveram maior incidência. Isso prova que o isolamento social é o melhor caminho para reduzirmos a incidência de casos confirmados e de óbitos”, reforçou o prefeito da capital cearense.

Durante a reunião, o presidente da Aprece e prefeito do Cedro, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação com o aumento de casos confirmados no interior do Ceará. “Nós temos 16 municípios que já têm uma taxa de incidência maior que a do estado. Essa preocupação é pertinente porque no interior nós sabemos a dificuldade que cada um tem. Existem dois caminhos para tratar esse assunto: aumentando o isolamento social e fortalecendo essa parte da atenção básica. A grande maioria dos municípios pode realizar isso de maneira mais energética”, citou Nilson Diniz.

UTIs

O governador Camilo Santana apresentou aos prefeitos as principais ações que o Governo do Estado tem feito para o enfrentamento da pandemia, entre elas o aumento de leitos de enfermaria e de UTI em várias cidades cearenses. “Já foram 2139 leitos criados exclusivos para a Covid-19 e, mesmo assim, há um percentual de ocupação chegando ao limite do sistema de saúde. Abrimos leitos de UTI em Itapipoca, Crateús, Canindé, ampliação dos hospitais regionais do Sertão Central, Região Norte, Cariri, entre outros. Esses 200 respiradores que chegaram recentemente vão nos permitir ampliar ainda mais os leitos de UTI”, disse o governador.

O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, ressaltou a importância da parceria com os prefeitos nesse momento de crise. “Esse é um momento oportuno para a gente apresentar a realidade em que nós estamos. Quero agradecer o empenho de vocês. Nós também estamos em aperfeiçoamento contínuo das ações. À medida que essa pandemia progride a gente vai aperfeiçoando e entendendo as ações que têm mais eficiência. Esse é o momento que a pandemia sai mais de Fortaleza e progride para as áreas vizinhas e alguns municípios”, afirmou o gestor da Saúde.

Ao final da reunião, que durou cerca de duas horas, o governador Camilo Santana sugeriu a realização de reuniões regionais com os prefeitos para avaliar a situação e a implementação de novas medidas.