Profissionais de saúde de municípios cearenses discutem Protocolo de Manejo Clínico da Covid-19 em webreunião

15 de maio de 2020 - 14:05 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Nesta sexta, 15, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizou a segunda edição de webreunião para abordar o Protocolo Estadual de Enfrentamento à Covid-19 no estado do Ceará. O encontro online, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS), foi voltado para profissionais de saúde das cinco regiões de Saúde (Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste, Sobral e Cariri).

A iniciativa é estratégica para esclarecer dúvidas e questionamentos acerca dos protocolos de atendimento que estão sendo feitos neste momento na rede pública de saúde cearense. O pneumologista da ESP/CE, Fabrício Martins, e o médico infectologista, Keny Colares, esclareceram diversos pontos do documento.

A primeira webreunião ocorreu na semana passada e foi direcionada para gestores e profissionais da área da saúde de diferentes municípios cearenses. A previsão é que os próximos encontros sejam focados em cada região de saúde do Ceará. “A nossa ideia é aproximar o profissional do interior para terem acesso aos protocolos”, explica o diretor da Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti.

Para isso, ESP/CE e COSEMS atuam em conjunto para mobilizar e levar as informações sobre manejo clínico da Covid-19 a cada vez mais profissionais de saúde. “Nós vamos através destas webs treinar todas as equipes de saúde da família do estado. Isso é um ganho muito grande para nós. Estamos fazendo de forma linear embasando todos esses profissionais, fortalecendo assim a atenção primária. Essa assistência faz com que nossos pacientes não compliquem e tendo esse número reduzido, evitamos o estrangulamento da atenção terciária”, destaca a presidente do Cosems, Sayonara Cidade.

Manejo Clínico do Paciente

O protocolo estadual sobre manejo clínico do paciente infectado pelo novo coronavírus traz uma série de orientações aos profissionais de saúde acerca dos procedimentos para cada estágio de atendimento de casos de pessoas com Covid-19. O documento foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (CISEC).

O protocolo abrange todas as fases da doença, da auto-avaliação do paciente, a partir dos primeiros sintomas apresentados, ao atendimento médico e de outros profissionais em emergências, e à internação em leito de enfermaria e UTI.

ACESSE O PROTOCOLO