ESP/CE deve capacitar mil profissionais de saúde com curso básico em ventilação mecânica

27 de abril de 2020 - 16:48 # # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) lança esta semana o Curso Básico em Ventilação Mecânica para profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento de casos de Covid-19 na rede pública do estado. A formação, ofertada na modalidade de ensino a distância, deve capacitar cerca de mil profissionais e conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O curso tem carga horária de 16 horas-aula, com cronograma previsto para ser executado em 15 dias. A primeira turma, já iniciada nesta segunda-feira, 27, capacitará cerca de 500 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. As aulas são divididas em três unidades que abordam o processo de ventilação mecânica, o desenvolvimento de habilidades na sua utilização e a retirada do suporte ventilatório, quando ocorre a melhora do quadro de saúde do paciente.

A competência a ser desenvolvida pela formação é o manejo da realização da ventilação mecânica no contexto da pandemia de Covid-19. “Essa é uma competência fundamental neste momento, já que o paciente pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda e precisa de um suporte ventilatório, que é essencial para salvar vidas”, explica José Batista Tomaz, supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da Escola de Saúde Pública (Cedes) da ESP/CE.

Para atender a primeira turma de 500 profissionais de saúde, atuam 20 tutores e uma equipe de supervisores de apoio especializada em pneumologia e medicina intensiva. O curso tem coordenação geral do superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, e coordenação educacional de José Batista Tomaz.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

A segunda turma do Curso Básico de Ventilação Mecânica deve ter início ainda na primeira quinzena de maio. As inscrições ocorrem por intermédio dos coordenadores das equipes de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inclusive do interior do Ceará. Para mais informações, os gestores devem entrar em contato pelo e-mail treinamentoespcovid19@gmail.com.

VENTILAÇÃO MECÂNICA

A ventilação mecânica (VM) é um recurso de suporte respiratório, invasivo ou não, utilizada em Unidades de Terapia Intensiva, emergências, clínicas e domicílio para pacientes que são incapazes de realizar a atividade respiratória compatível com bem-estar ou manter as trocas gasosas em níveis normais. O ventilador mecânico tem por finalidade ventilar, umidificar e oxigenar o sistema respiratório, tentando chegar o mais próximo possível da respiração espontânea normal.

Assim que o paciente apresenta resolução ou melhora da causa determinante da assistência ventilatória, deve ser avaliado diariamente visando à interrupção da VM, pois o seu uso e o processo de retirada deve se basear em dois objetivos principais: a descontinuação da VM e a remoção da via aérea artificial tão logo que possível.