Pessoas com HIV devem manter tratamento para fortalecer sistema imunológico

21 de abril de 2020 - 12:37 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ Repórter: Diana Vasconcelos

Pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana, o HIV, não fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. “Se o paciente toma os medicamentos corretamente e faz o acompanhamento regular, ele provavelmente terá o CD4 (células do sistema imunológico) acima de 200. Ele sofre o mesmo risco que a população em geral”, afirma o médico infectologista Érico Arruda, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), unidade do Governo do Ceará.

O especialista explica que esses pacientes precisam seguir as mesmas recomendações da população em geral. Ou seja, devem manter o isolamento social, higiene, hidratação, boa alimentação e realizar o tratamento de controle do HIV de forma contínua. “O ideal é que o CD4 esteja acima 350, então mantenha o tratamento corretamente”, disse Érico Arruda.

Acompanhada pelo HSJ há quase três anos, Maria Alice (nome fictício) é um dos pacientes cujo volume de células do sistema imunológico, o CD4, está acima de 350. A comerciante, que tem a carga viral indetectável, ficou mais tranquila ao saber que não está sujeita a complicações relacionadas ao coronavírus.

“Eu tenho 30 anos. Peguei HIV por um descuido e já sofri muito por isso. Fiquei com muito medo quando esse coronavírus chegou aqui. Tive medo até de vir pegar meus remédios, mas foi bom ter vindo. Agora tenho mais motivos para fazer o tratamento direito. Tenho uma família pra cuidar”, ressaltou Maria Alice.

Pessoas que não mantêm os cuidados necessários para controlar o vírus enfrentam outra realidade. Caso elas sejam infectadas por coronavírus, o sistema imunológico pode ser afetado e isto aumenta o risco de agravamento. Segundo o infectologista Érico Arruda, pacientes neste perfil devem retomar o tratamento com antirretrovirais o quanto antes e buscar orientação médica. “O mais importante para se considerar protegido é o CD4, que precisa estar acima de 200, preferencialmente, acima de 350”, destacou.

Quem sofre de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também devem manter o tratamento em dia. O Hospital São José está funcionando com programação especial para atender aos pacientes regulares. As consultas estão suspensas por tempo indeterminado, mas uma equipe estará disponível diariamente, entre 7h e 17h, para assegurar o recebimento de receitas e dispensação de antirretrovirais.

Os pacientes de primeira consulta também estão sendo atendidos, recebendo orientação e medicação adequada, assim como tratamentos de PrEP e PEP. A emergência do HSJ funciona normalmente para atender pessoas com sintomas de HIV. O atendimento acontece de forma isolada, sem qualquer contato com pacientes diagnosticados com coronavírus.

Atendimento

Criado pelo Governo do Ceará, o Plantão Coronavírus funciona 24 horas para tirar dúvidas e oferecer atendimento especializado à população. Pessoas que apresentam sintomas de Covid-19 podem tirar dúvidas sobre a doença pelo WhatsApp (85) 98439-0647 e por meio do TeleSaúde 0800 275 1475.