Programa de Valorização da Supervisão em Residências realiza segundo encontro de formação

24 de janeiro de 2020 - 13:16 # # # # # # # #

Repórter: Jackson de Moura Fotos: Deborah Muniz

Aprimorar o trabalho realizado pelo corpo de supervisores a fim de melhorar o exercício das competências e da missão nos processos formativos dos residentes em saúde. É com essa meta que o Programa de Valorização da Supervisão em Residências em Saúde do Estado do Ceará realizou nesta sexta-feira, 24, a segunda etapa do programa de formação dos supervisores no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A iniciativa é voltada para os 101 profissionais de saúde convocados pelo programa, pioneiro no Brasil e que compõe a Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto do ano passado. O encontro ocorre uma vez por mês, totalizando 12 formações que contemplam os eixos da educação, gestão clínica, pesquisa e ainda os eixos de liderança, comunicação e profissionalismo.

Além do trabalho como docente e profissional da saúde atuante nas unidades hospitalares e nos equipamentos de saúde, o supervisor tem o papel de extrair do ofício diário estratégias educativas que favoreçam atitudes emancipadoras e reflexivas junto aos residentes por eles acompanhados.

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, destaca a importância da qualificação dos supervisores, trabalhando o desenvolvimento dos profissionais de saúde nesse campo .“A ideia é que esses sejam momentos de integração entre os supervisores e os serviços que têm residência em saúde aqui no Estado para que desenvolvam a dimensão da educação a fim de fortalecer a preceptoria e a formação dos residentes”, explica.

Preceptora da Residência do Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza (Unifor), Mariana Arocho, diz que o projeto é de grande importância porque é possível acompanhar o residente mais de perto. “É um treinamento continuado ao longo do ano que tem aprimorado a nossa atuação e nos aproximado do residente, contribuindo também para uma melhor formação deles”.

O próximo encontro de formação dos supervisores está marcado para o dia 14 de fevereiro.