Campanha “16 Dias de Ativismo” conclui atividades

10 de dezembro de 2019 - 16:57 # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) encerrou nesta terça-feira, 10, as atividades da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. Lançada em 18 de novembro na sede da ESP/CE, a iniciativa reuniu instituições públicas, organizações sociais e sociedade civil na realização de ações afirmativas em todo o estado do Ceará visando a reflexão e o debate em torno do tema.

Ao longo dos últimos 16 dias, a ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Ceará (Copas), Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Casa Lilás, esteve presente em diversas cidades do Ceará realizando intervenções junto à sociedade como forma de sensibilizá-la sobre esse elevante debate acerca do fim da violência contra a mulher em todas as suas manifestações.

Uma dessas localidades foi Paracuru. A cidade, que também é a sede da Casa Lilás, recebeu no últimos dias 4 e 5 de dezembro, duas atividades de conscientização, sendo uma intervenção em comemoração ao aniversário da cidade e uma caminhada promovida pelo grupo Mulheres do Brasil seguida de tribuna livre realizada em sua praça matriz.

“Esses eventos tiveram como finalidade conclamar a população para dar as mãos na luta pelo fim da violência, enfatizando a importância da denúncia, do apoio às mulheres vítimas e principalmente da mudança de comportamento em relação ao machismo, sexismo, racismo, homofobia ou qualquer outra forma de preconceito e discriminação”, ressalta Lourdes Góes, coordenadora da Casa Lilás.

Ações interinstitucionais

Essa cadeia de representantes compostas por diversos órgãos e atores sociais pôde ser fortalecida ao longo da campanha a partir de um ideal de trabalho intersetorial. Foi nesse sentido que a ESP/CE, por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), também participou nesta sexta-feira, 06, do lançamento da Campanha Brasileira do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher.

Promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e coordenada pela procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito, a ação objetiva sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, com base em ações educativas.